12/08/2020 às 16:42 Decorações

Veja as Dicas para Uma Iluminação de Casamento Perfeita

410
4min de leitura

Uma coisa é certa: a iluminação faz toda a diferença no dia do seu casamento. Ela têm o poder de criar uma atmosfera especial e vão dar o toque final na decoração do grande dia. Ter espaços estratégicos e bem iluminados garantem um efeito incrível na hora da cerimonia e da festa, por isso hoje vamos te ajudar a fazer a escolha certa!

(Foto: Fer Suhett)

Vamos pelo começo!

Acreditem ou não, mas a iluminação tem vários papeis: iluminar, decorar, realçar e até camuflar alguns detalhes que não querem que sejam vistos. A luz tem a capacidade de chamar a atenção para determinados pontos ou tirar a atenção para aqueles lugares que são indesejáveis.

Antes de definir como vai ser a iluminação do casamento, é preciso definir o estilo da festa (veja aqui), o local onde vai acontecer o evento (se vai ser pé na areia, beira mar, em um lugar fechado, etc..) e por último o horário da cerimonia e festa.

#DicaEFCerimonial:O horário do evento pode interferir muito nas escolhas, se o evento acontecer na praia, a iluminação terá um impacto maior na hora que escurecer. 

(Foto: Leo Staciolli)

Atenção ao local do evento, alguns locais misturam luzes quentes e frias (como é o caso de igrejas, por exemplo) e isso pode desequilibrar as cores da fotografia. Por isso o mais indicado sempre é realizar a cerimonia em um local que tenha uma boa iluminação natural ou que tenha uma luz quente ou fria, mas nunca as duas juntas. A ideia é misturar os dois tipos de luzes e assim criar um espaço com a personalidade de vocês.

#DicaEFCerimonial: Se o casamento acontecer durante a tarde, o melhor é começar a cerimônia as 16hs, assim irão aproveitar o pôr do sol.

(Foto: Léo Soares)

Pontos que devem levar em consideração: 

Os pontos de fixação são super importantes para espalhar as luzes pela festa. Quanto maior a quantidade de itens suspensos, maior vai ser a iluminação cênica. A existência desses detalhes vai ajudar, por exemplo, a ter uma mesa de doces sonhada com iluminação aérea ou ter a mesa dos noivos com um destaque maior.

#DicaEFCerimonial: a luz JAMAIS pode ficar no rosto das pessoas!! O projeto de iluminação precisa ter as luzes bem distribuídas para não incomodar ninguém! 

(Foto: GF Photos)

(Fotos: Guilherme Tonna)

As diferenças de uma luz branca para uma luz amarela: 

A iluminação correta é aquela que valoriza o ambiente e a decoração, o ideal é fazer esse projeto de iluminação em conjunto com seu decorador e trabalhar os pontos que querem ser destacados.

Luz Branca: a luz branca proporciona melhor visibilidade, dá a sensação de foco e atenção. A luz branca ilumina perfeitamente bem, mas da um ar mais artificial.

Luz amarela: pelo fato dela ser mais dourada, ela dá um ar de aconchegante e deixa o espaço mais charmoso.

#DicaEFCerimonial: luzes de cores como vermelhas, azuis e verdes, ficam ótimas para o momento da festa. Mas na hora da cerimonia, evite usar esse tipo de iluminação já que nas fotos podem aparecer manchas na pele.  

Os diferentes tipos de iluminação: 

Iluminação cênica: Mais conhecida como iluminação ambiente e sem dúvidas uma das mais importantes. Ela vai indicar como vai ser o clima da festa e dá o auxílio para que as fotos fiquem as mais naturais possíveis. Realça o local e a decoração.

Iluminação decorativa: A própria palavra já diz, o seu foco principal é decorar! Nesse item entram: velas, lustres e luzes LED.

Iluminação de pista:Elas são encarregadas de deixar a pista de dança mais atraente.

(Fotos: Felippe Lannes)

Iluminando cada espaço da forma certa: 

Cada espaço do seu casamento precisa de uma atenção especial:

Altar:dependendo de onde vai acontecer a cerimônia, a iluminação deve ser feita de diferentes maneiras. A iluminação nesse espaço deve ser leve, algo difuso, mas que mesmo assim ilumine bem as fotos. Aqui é perfeito misturar a luz branca e amarela, já que é o que mais se aproxima a luz do sol.

Mesa dos convidados: a iluminação das mesas geralmente é feita através dos centros de mesas ou iluminação aérea. Arranjos de flores misturados com velas criam um espaço idealmente iluminado e aconchegante.

#DicaEFCerimonial: Pode ser que sejam necessários até 3 pontos de iluminação.

(Fotos: Muniz e maia)

(Foto: Studio Couplé)

Mesa do bolo:Aqui é recomendado usar uma iluminação mais aberta, assim dão destaque pra mesa toda. Perfeito para usar a iluminação decorativa com pendentes ou cúpulas.

(Fotos: Guilherme Tonna)

(Fotos: D51 Fotografia)

Pista de dança: esse é o momento de criar combinações de luzes coloridas. Luzes de baixa qualidade vão dar o ar de poluição visual e ao invés de motivar os convidados, vão deixá-los pra baixo.

(Foto: Frederico Santa Rosa)

(Foto: Thrall Photograpy)

Lounges:Uma iluminação mais aberta valoriza todos os itens da composição do ambiente.

(Foto: Guilherme Tonna)

(Foto: Thrall Photography)

Pesquisem e muito! Procurem informação e referencias no Instagram, no Pinterest ou vídeos e especialmente: confiem nos profissionais que vocês contrataram. Sabemos que é o dia sonhado de vocês e nada mas lindo que tudo seja do jeitinho que sempre idealizaram!

12 Ago 2020

Veja as Dicas para Uma Iluminação de Casamento Perfeita

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

21 de Out de 2020

Escolhendo a Paleta de Cores para O Casamento

14 de Mar de 2019

Decoração Para Mesas de Casamento: Bohô e DIY 2016

31 de Jul de 2019

O Que Não Pode Faltar No Dia do Casamento: PARTE 1 - CERIMÔNIA

Logo do Whatsapp