11/12/2019 às 17:23 Perguntas e Respostas

Guia Básico de Decoração: Com As Dicas de Nossos Fornecedores

733
12min de leitura

A decoração é responsável pelo clima do evento, isso é fato... Com a ajuda de nossos profissionais montamos um guia básico com dicas e inspirações de decoração de casamento para te ajudar (muito) com aquelas dúvidas que toda noiva tem!

Por onde começo?

Como sempre falamos, é muito importante definir um valor para cada área do casamento (buffet, decoração, local, dj, etc..). O conselho é conversar entre vocês e assim estipular um orçamento máximo e dentro das possibilidades de vocês.

(Foto: Fer Suhett)

Quanto tempo antes devo fechar com o decorador?

Uma vez que vocês já fecharam o lugar e a data o ideal é ir atrás do decorador. Montar um projeto de decoração não é uma tarefa fácil e provavelmente vai demorar um pouco até fazer todos os ajustes para que o projeto fique exatamente do jeitinho que vocês querem.

#DicaEFCerimonial:Antes de fechar contrato prestem muita atenção! Analise todos os detalhes. 

Mas o que preciso para pedir um orçamento para o decorador?

A decoração é essencial para o dia do casamento, por isso veja o que você não pode deixar de perguntar ao decorador:

- Pedir fotos dos trabalhos e referências de indicação;

- Se mobiliário, vasos e peças, já vem no contrato ou vão ter que ser contratados por fora;

- Como é feita a entrega e montagem da decoração;

-Como assegurar a beleza das flores até o final do evento;

-Perguntar quantas visitas técnicas serão feitas no local;

-Se já fez ou conhece o local onde o casamento vai ser realizado;

- Formas de pagamento. 

#DicasEFCerimonial: Antes de marcar com o seu decorador, tentem ter o local e data já definidos e assim assegurar que o profissional estará disponível para vocês.

(Foto: Love Shake)

EF: Qual é a pergunta que toda noiva tem que fazer ao decorador?

Andrezza Côrtes: Uma das perguntas essenciais são sobre forminhas, docinhos e bolo. Quanto às forminhas, o ideal é que o casal pergunte à sua decoradora quais cores de forminha devem comprar, pois cores fortes ou chamativas podem não combinar e “brigar” com as cores das flores e peças, deixando a mesa sem harmonia.

Já quanto aos docinhos, a pergunta ideal é quanto ao estilo dos doces da mesa a serem escolhidos. O que ocorre, por exemplo, é que os noivos optam por uma decoração tropical mas escolhem doces com pérolas, diamante, florzinhas, que são do estilo romântico. Além disso, também devem ser escolhidos doces que combinem e caibam nas bandejas do projeto de decoração. E sobre o bolo, muitas noivas querem uma decoração Tropical, Botânica ou Bohô mas acabam escolhendo bolos grandes como de casamentos românticos em salão de festa, e acaba não ficando em harmonia com a decoração. O ideal nesses estilos de decoração é que o bolo tenha no máximo de 3 a 4 andares e que seja sempre espatulado, naked ou semi naked. Bolo mais trabalhado ou com pasta americana não são boas opções para esses estilos. Por isso é essencial essa conversa com a decoradora para que as forminhas, bolo e doces escolhidos estejam dentro do estilo de decoração e combinem com as peças do projeto.

Vagalumes e Pirilampos:A pergunta que toda noiva tem que fazer ao decorador é se ele consegue trabalhar diferentes estilos. É claro que toda noiva vai procurar o decorador de acordo com o estilo dela, mas eu acho que o decorador tem que saber trabalhar todos os estilos com bom gosto. Por isso uma das principais perguntas é se ele sabe e está aberto a trabalhar o estilo do casal, criar uma decoração e um projeto dentro do estilo dos noivos.

Cacá Porto: Eu acho que as perguntas são mais do decorador para os noivos, porque a partir do momento que você contrata um fornecedor, você tem que confiar no profissional que está contratando. Principalmente a decoração que é muito impalpável, a gente não tem como reproduzir como vai ficar, eles tem que ter confiança no decorador, o importante é ter muita conversa e dar a liberdade dos noivos escolherem. Mas se tivesse que dizer uma pergunta acho que seria essa, se eles vão ter a liberdade de poder participar das escolhas ou se o decorador faz a criação toda sozinho.

Sávio Cardoso:Sem dúvida são sobre flores. Quais as flores mais indicadas para meu casamento segundo a época do ano? Búzios tem seu microclima particular e aspecto geográfico, condições de céu claro e noites estreladas em Búzios, mesmo quando a previsão está mais pessimista. Em várias vezes em que chove no Rio, Búzios permanece com sol. A dica é: usar flores mais resistentes, flores exóticas de climas tropicais, as flores coloridas são mais resistentes ao nosso clima quente.

Jardim do Mar: Antes de contratar a noiva precisa saber do decorador se ele é capaz de realizar todos os estilos de decoração e principal interpretar as inspirações decorativas que ela sonhou  para seu grande dia! 

A parte de montagem e logística: 

As visitas técnicas são fundamentais no planejamento do grande dia, para que tudo saia conforme foi projetado, dessa forma o decorador consegue avaliar o espaço e ver as necessidades que terá.

EF: quantas visitas técnicas são necessárias para definir a decoração?

Jardim do Mar: No mínimo 2 para definir a Decoração mas sempre é bom fazer uma nova visita com pelo menos 2 meses antes do casamento para checar possíveis mudanças no espaço e mobiliário.

(Foto: Guilherme Tonna)

Muitas vezes temos ideias incríveis para o dia do casamento, mas acabam não se realizando por falta de espaço. Alguns locais são um pouco mais limitados ou até mais difíceis de trabalhar, por isso estudar o local e ver como podem chegar a uma solução vai garantir que tudo aconteça da forma mais esperada.

EF: como funciona a montagem da decoração no dia?

Cacá Porto: No meu caso a minha data é exclusiva dos noivos, então eu estou presente na montagem e na pré-montagem, porque assim temos uma noção de como está o espaço, como está o tempo e ter um cronograma de chegada das coisas. Normalmente a primeira coisa a ser feita é o toldo, porque demanda uma atenção especial e a gente não consegue fazer nada sem o toldo estar completo. Depois chega mobiliário (que dependendo, muitas vezes é alugado) e quando faz a pré-montagem faz também a iluminação da festa, pra ter uma noção de como vai ficar no dia do evento, depois a gente faz o floral que são feitos na hora e por último fazemos a montagem dos doces nas forminhas e a construção da mesa de doces. O ideal é fazer uma reunião com os noivos um dia antes para conversar, ver as modificações que as vezes tem que acontecer, por exemplo, por causa do vento muito forte ter que trocar algum mobiliário de lugar. 

(Foto: Aloha Fotografia)

Definindo o estilo do casamento:

Vamos combinar,o local escolhido pode ser maravilhoso, mas o que vai deixar tudo ainda mais incrível com certeza vai ser a decoração!

Pensando nisso,perguntamos para a Cacá Porto, como fazer para definir o estilo do casamento?

Cacá Porto: Eu não gosto muito de rotular os noivos com um estilo específico, porque acho que hoje em dia as coisas são muito mescladas. Prefiro entender exatamente o que os noivos querem e explicar para eles especialmente quais são as diferenças, por exemplo, casamento na praia as pessoas vem com a ideia do rústico, mas muitas vezes o rústico não é o que eles entendem como rústico, então o uso de madeira, o uso de objetos vintage, essa mistura toda que nem sempre é um Bohô. Eu gosto de explicar que o estilo do casamento é o estilo deles, o que eles gostam, o que eles querem e ir pegando detalhes de cada conversa, isso vai mostrando informações e ajuda a construir um estilo específico para cada casal.

Tem três coisas que se devem levar em consideração na hora de escolher o estilo do casamento: o espaço, o estilo/gosto dos noivos e o clima da festa.

O importante é ter uma decoração que condiz com o espaço, assim todo mundo vai se sentir confortável.  

EF: No caso de Búzios, qual é o estilo mais indicado?

Andrezza CortezOs estilos mais escolhidos pelos meus noivos são o Tropical/Botânico e Bohô. Como Búzios é uma cidade praiana, indico mais os estilos Tropical/Botânico pois são mais modernos, interagem melhor com a natureza e com o ambiente de praia. As folhagens de Bananeira, Coqueiro, Costela de Adão, Latania, Dracena e flores como, ave do paraíso, orquídeas, helicônias, alpínias, bromélias e etc, combinam perfeitamente com o estilo praiano da cidade e são utilizadas nos estilos de decoração Tropical e Botânico.

(Foto: Guilherme Tonna)

Vagalumes e Pirilampos: Eu acho que independente do estilo a gente tem que criar com bom gosto e com bom senso o estilo do casal, o que eles estão procurando. O importante é imprimir a identidade dos noivos na decoração, então desde que ela seja feita com bom senso eu acho que a gente pode trabalhar com todos os estilos na praia. 

(Foto: Felipe Lannes)

Cacá Porto: Eu não gosto de definir um estilo específico de decoração, mas acho que Búzios combina com praticamente todos os estilos, exceto o clássico. Até podemos fazer, mas ele teria que ser um clássico um pouco menos palácio, talvez um clássico campo poderíamos fazer em Búzios. Então acho que búzios é um estilo fresco, uma coisa leve, uma coisa praiana, mistura de cores e bem descontraído. 

(Foto: Studio Fernandes)

Sávio Cardoso: Um casamento na praia vista mar já “fala por si”, casar em BÚZIOS foge totalmente da formalidade de um casamento de salão... todo aquele excesso de cristais de arranjos gigantescos, mesas postas... se diluem quando a proposta é se casar na praia. Neste caso, o “menos é mais” se encaixa perfeitamente. Diferente de um salão fechado, o casamento ao ar livre tem essa leveza que já tem sua beleza natural. Então, se o casal leva muita decoração, isso acaba por ofuscar aquilo que vocês foram buscar. Numa praia: o plano de fundo é exatamente poder ver o mar, as ondas, pássaros. Ou seja, o casamento na praia pede uma decoração mais orgânica com mais paisagismo e menos excesso, para que a atenção dos convidados fique voltada mesmo para aquele momento, para a paisagem natural. 

(Foto: Guilherme Tona)

Jardim do Mar: Buzios é um leque de opções! Rústico, retrô ou Vintage, Boho Chic, Temático, Personalizado, Moderno , Descolado, Clean, Romântico... Apesar do estilo clássico não ser a cara de Búzios sempre tentamos adapta-lo de uma maneira que ele “case” com os espaço!

(Foto: Marcio Rosa)

Definindo as cores:

Definir as cores do casamento não é nem um pouquinho fácil, mas podemos dizer que a paleta de cores tem muito a ver com o estilo do casamento.

EF: E como escolher a paleta de cores do casamento?

Sávio Cardoso: A paleta de cores do casamento é um dos primeiros itens a ser escolhido quando o assunto é decoração.  Definindo a paleta, já começa a dar cara para identidade visual do casamento, para algumas noivas é um dos itens mais difíceis, já outras tem a certeza de uma cor que marcou a história do casal. A dica que sempre dou para as noivas que não sabem qual cor definir: é usar a atmosfera de se casar em um paraíso tropical... Búzios tem cores alegres.

O decorador sempre vai dar um norte na hora de definirem as cores que farão parte desse sonho. Ele que vai ajudar o casal a visualizar a mistura de cores e texturas.

(Foto: GF Photos)

Flores, rainhas da decoração!

Quando pensamos em decorar um casamento, é muito difícil imaginá-lo sem flores.Elas trazem cor, vida e aroma ao dia do casamento e com certeza tem o poder de transformar qualquer espaço em um ambiente acolhedor e sofisticado.

EF:  flores - que tipo escolher para o grande dia e em média qual é a quantidade de flores necessárias para decorar um casamento?

Andrezza Cortez: As flores variam de acordo com o estilo de decoração escolhido pelo casal, que pode ser Tropical, Romântico, Boho, Botânico, etc. Alguns tipos de flores combinarão para um estilo, mas não para outro. Além disso, deve ser levada em consideração a estação do ano na data do casamento, já que em algumas épocas do ano não é possível encontrar certas espécies de flores ou, se encontrar, é em pouca quantidade.

A quantidade é muito relativa. Vários fatores interferem, como o estilo de decoração, o tamanho do espaço, o número de convidados, se querem com mais flores ou não. Levando em consideração o estilo, na decoração tropical e botânica, por exemplo, se utiliza pouca flor de corte, com mais plantadas e arranjos de mesma espécie. Já nos demais estilos há maior presença de arranjos com espécies variadas, necessitando de maior quantidade de flor de corte. E sobre o tamanho do espaço e número de convidados, quanto maiores forem, naturalmente haverá a utilização de mais flores em arranjos para mesas, bistrôs, lounges.

EF: E quais são as flores ideais para casamentos na praia? 

Vagalumes e Pirilampos: As flores ideais são as mais resistentes, mas isso não que a gente não possa trabalhar com todas as flores. Dependendo da época do ano aqui em Búzios que é muito quente, não é indicado trabalhar com flores mais sensíveis como tulipas, peônias, hortênsias, que são flores mais do frio. Mas sempre lembre-se que vai depender muito da época do ano, mas não quer dizer que não podem ser usadas, se elas tiverem um tratamento ideal, passarem pelo processo que elas tem que passar de cuidados antes de ir para os arranjos, o corte ideal de talos e elas devem ir para a decoração do casamento mais na hora da finalização da decoração mesmo (isso para flores mais frágeis). Fora essas flores mais delicadas, se todas tiverem um tratamento certo todas as flores são ideais. 

(Foto: Felipe Neto)

A luz cênica!

Muitos noivos se perguntam, o que é luz cênica? Bom, a luz cênica é um dos detalhes que faz toda a diferença na decoração

EF:  Por que é tão importante a luz cênica em um casamento?

Savio Cardoso:Os casamentos ao ar livre geralmente começam durante o dia, lindos cheio de cores, cercados por paisagismo e vistas de tirar o folego. Mas ao cair a noite a iluminação cênica entra em ação... sem dúvidas ela é essencial! 

Sabe aqueles detalhes na decoração que faz toda a diferença quando bem iluminados? Um feixe de luz quando bem posicionado, cria uma atmosfera diferente e aconchegante no ambiente, pode dar destaque e beleza para os objetos que estão direcionados.

(Foto: GF Photos)

Vai casar na igreja? Fique atento!

EF:  para casamentos na igreja, tem alguma regra específica de decoração?

Vagalumes e Pirilampos: Não tem uma regra especifica de decoração, mas cada igreja tem as suas regras. Então eu acho que a decoração tem que procurar o responsável por cada igreja e procurar saber o que pode fazer naquela paróquia, se pode colocar coisas no altar ou não. Além disso vai depender muito de cada padre, por exemplo, a Igreja de Sant’anna é uma das igrejas que a gente tem aqui em Búzios e eles são bem restritos com a decoração porque é uma igreja antiga, ela é toda de madeira, então a gente não pode fazer nenhum tipo de intervenção nas paredes, o padre também não gosta de nenhum tipo de arranjo no altar onde ele está celebrando. Então acho que cada paróquia e cada igreja tem as suas regras. 

#DicaEFCerimonial: antes de decidir a decoração da igreja, devem também levar em consideração a arquitetura do lugar. 

(Fotos: Thay Rebello | Emiliano Feo)

A decoração da festa em relação ao bolo e mesa doce:

 Na hora de planejar a mesa do bolo é preciso que esteja em harmonia com o todo. A mesa doce é sem dúvidas um dos pontos principais da festa e com certeza ter uma mesa bonita faz toda a diferença.

EF:  a decoração do bolo  tem que ser a mesma que a da cerimônia?

Jardim do Mar: A mesa do bolo e a cerimônia apesar de fazerem parte da mesma decoração são dois elementos bem distintos.  A cerimônia pode ser bem diferenciada de todos os ambientes da festa. Como a grande dia começa ali vale a pena criar um ambiente único!

(Foto: Guilherme Tonna)

Fornecedores que ajudaram a fazer essa matéria:

Sávio Cardoso:

Instagram: @saviocardosodesign

Contato: [email protected] 

Site:https://www.saviocardoso.com.br/ 

Cacá Porto: 

Instagram: @cacaportodecor 

Contato: 21 982059555

Andrezza Côrtez:

Instagram:@dezzacortez 

Contato: 22 99712534

E-mail: [email protected]

Vagalumes e Pirilampos:

Instagram: @vagalumesepirilampos

Contato: 22 992348564 

Jardim do Mar: 

Instagram: @jardimdomar_decor 

Contato: 22 992119097

Gostou nossas dicas? Vai em nosso blog e veja as matérias que foram preparadas especialmente para vocês!

11 Dez 2019

Guia Básico de Decoração: Com As Dicas de Nossos Fornecedores

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

14 de Nov de 2019

Como Escolher o Bolo Ideal: Dicas de Quem Sabe

21 de Nov de 2019

Tirando as Duvidas da Mesa de Doces

13 de Mai de 2020

As Palavras Certas: Escolhendo o Celebrante de Casamento