08/07/2020 às 20:41 Dicas

Organizando Os Convidados nas Mesas

811
4min de leitura

Hoje vamos falar do famoso Plano de mesas, para que serve? É um mapa que informa as mesas da recepção do casamento, suas posições e quais convidados sentarão em cada uma delas. No Brasil não é muito comum usar esse tipo de costume, mas cada vez vem ganhando mais força, especialmente aqueles casais que preferem fazer um casamento mais tradicional, tem um alto números de convidados ou até para aqueles noivos vem de fora, já que na Europa ou EUA é normal usar esse tipo de recepção.

#DicaEFCerimonial: Para casamentos mais descontraídos geralmente é reservado apenas as mesas dos noivos, pais e padrinhos. Deixando os demais convidados livres para escolher o seu lugar.

(Fotos: GF Photos)

Como organizar os convidados nas mesas? 

Comece com a lista de convidados:

Primeiro logicamente, vocês devem ter a lista de convidados pronta (veja aqui como montar a lista de convidados). Mas uma dica é certa: começar a separar os convidados por categoria pode ajudar muito na hora de organizar as mesas, por exemplo: família do noivo, família da noiva, amigos íntimos, colegas de trabalho e etc..

Escolhendo o tipo de mesas: 

Para organizar os convidados nas mesas vocês devem saber que formato irão ter as mesas no dia do casamento. Porque? Por que dependendo do formato e tamanho da mesa, é o que vai definir a quantidade de convidados por mesa. Elas podem ser de 6, 8, 10 ou até 12 convidados, as mesas podem ser redondas, quadradas ou retangulares.

- Mesas redondas: costumam ter de 6 a 10 lugares.

- Mesas quadradas: tem de 4 a 8 lugares.

- Mesas retangulares: não tem um número exato, tudo vai depender do tamanho da mesa Mas elas podem ter até 20 pessoas. 

#DicaEFCerimonial: muitos recomendam as mesas redondas, já que ocupam menos espaço e os convidados conseguem ter mais interação entre si. Mas lembre-se que tudo vai depender do espaço que vocês tenham no local e a quantidade de convidados. Isso vocês podem definir com seu decorador.

(Foto: Thay Rabello)

(Foto: Lenine Serejo)

(Foto: Guilherme Tonna)

Categorizando os convidados: 

Vão começar separando os convidados por categorias,o ideal é que cada convidado seja da mesma categoria.  Dessa forma provavelmente eles irão se conhecer e fara com que se sintam mais à vontade.

Sinalize as mesas:

As plaquinhas das mesas podem receber somente números ou números com plaquinhas. A mesa dos noivos sempre vai ser a numero 1, ela vai ajudar no posicionamento e localização do resto dos lugares.

(Foto: Studio Couplé)

Colocando cada convidado na mesa: 

Para a assignação de cada convidado na mesa, vocês podem apenas designar quem ira sentar em determinada mesa e depois que cada um escolha o seu lugar, vamos dizer que é muito mais pratico do que definir um lugar exato para cada um.

Devem levar em consideração:

- Os convidados devem se dar bem entre si, se eles são amigos ou conhecidos? Melhor ainda!- Evitem misturar grupos para tentar que socializem. Os convidados podem se sentir desconfortáveis se compartilham uma mesa com alguém desconhecido, lembrem-se que muitos costumam ter vergonha ou simplesmente não sabe como lidar com alguém desconhecido.-Procurem juntar os convidados segundo suas afinidades.-Se tiverem crianças no dia do casamento, podem designar uma mesa apenas para as crianças maiores de 10 e para aqueles que são menores tratem de coloca-los juntos com seus pais.-Tentem nivelar a quantidade de mulheres e homens nas mesas. Se vocês tiverem um grupinho de amiga e outro de amigos, podem coloca-los todos juntos ao invés de fazer uma mesa só de mulheres e outra só de homens.-Para os convidados dos pais, perguntem o que eles acham dos lugares designados.Quanto mais perto dos noivos, mais “importante” é o convidado no dia do casamento. Por isso geralmente essas mesas são reservadas para os padrinhos e familiares mais íntimos.-Tenham sempre algum lugar extra para os convidados de ultima hora.

(Foto: Guilherme Tonna) 

As vantagens de ter um casamento com mesas definidas:

1 – Maior conforto para os convidados

Um plano definido evita que os convidados fiquem desorientados procurando um lugar.

2- Conforto para a assessoria

Fica mais fácil para quem está na portaria a orientar os convidados na chegada deles, indicando o levando-os até as mesas designadas de forma pratica e sem confusão.

3 – Praticidade para o buffet

Com um mapa de mesa os garçons terão maior facilidade para se mobilizar pelo salão, localizar os convidados e etc.. Especialmente se tem convidados com restrições alimentar ou crianças.

4 – Maior interação entre os convidados

Quando vocês distribuem os convidados de forma organizada, é possível promover uma maior interação o que faz com que o casamento seja mais descontraído e alegre.

Veja mais inspirações e dicas como essa em nosso site!

08 Jul 2020

Organizando Os Convidados nas Mesas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

08 de Jun de 2020

Kit Toalete de Casamento: Aprenda a Fazer o Seu

19 de Jun de 2019

Pedido De Casamento Em Búzios: Saiba Como

14 de Ago de 2019

Em Homenagem Aos Pais: Como Incluir o Pai no Dia do Casamento

Logo do Whatsapp