Imagem capa - Casamento Homoafetivos: Tirando as Dúvidas por EF Cerimonial

Casamento Homoafetivos: Tirando as Dúvidas

O que é o amor? Segundo o dicionário é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de demostrar, ele motiva a necessidade da proteção. O amor entre duas pessoas não é algo que se possa autorizar ou não, ele simplesmente está ali e não podemos nega-lo. O amor acontece seja em um casal hétero ou um casal homoafetivo.



(Foto: Lenine Serejo)


Até o ano 2013 os casais homossexuais que desejavam estabelecer o casamento legalmente eram obrigados a contentar-se com uma cerimônia simbólica, sem nenhum valor legal. Depois de tanto lutar para ter os mesmos direitos, o Conselho Nacional de Justiça aprovou a Resolução 175 na qual obriga os cartórios a não se recusarem a oficializar a união entre casais do mesmo sexo. Sabemos que em nosso país ainda tem muito preconceito com esse tipo de união, mas podemos dizer que eles vem crescendo fortemente no Brasil. A boa noticia é que segundo os dados do IBGE mostra que a união entre conjugues do mesmo sexo cresceram de 5.887 para 9.520 no ano de 2018, que corresponde a um crescimento de 61,7% .


Resolução 175: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/1754



(Foto: Thrall Photography)


O que é preciso para realizar o casamento homoafetivo? 


Segundo a lei, as regras são as mesmas de qualquer casamento. Para dar entrada precisa-se de duas testemunhas maiores de 18 anos e compadecer ao Cartório de Registro Civil mais próximo. O ideal é sempre ir 90 dias antes da data prevista da cerimônia, essa antecedência é necessária para que seja feita a habilitação do casamento.


Vão precisar dos seguintes documentos:


  • - Carteira de identidade.
  • - CPF
  • - Certidão de estado civil de ambas partes (certidão de nascimento para os solteiros, certidão de casamento comprovando divorcio para os divorciados e certidão do último casamento junto a certidão de óbito do conjugue caso seja viúvo)


Hora de formalizar 

Após pagar a taxa de lavratura (valor pode variar conforme a localidade), os noivos devem fazer a segunda visita ao cartório para apresentar todos os formulários devidamente preenchidos. Assim será estabelecida a data e hora para poder oficializar o casamento perante a lei.



(Foto: Lenine Serejo)


Veja aqui informação para casamentos no cartório de Búzios:  


Cartório de Armação dos Búzios:

 

OFICIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS

Endereço:Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2000 – Bairro Manguinhos

Telefone: (22) 2623 – 6093

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento:de Segunda a Sexta das 9h às 17:30h


Veja também em nosso blog:  Casamento civil em Búzios:  O que Você  precisa saber

 

E como faço para organizar meu casamento? 


Na hora da entrada: não regras ou protocolos para a hora da entrada dos noivos. Como ela é feita fora da igreja cada um segue o ritual que desejar, é o casal junto com o cerimonialista que define a abertura da cerimônia. Podem entrar com pai, mãe, sozinhos ou como o caso do Raí e Daniel que decidiram entrar ao mesmo tempo com os pais, cada um entrou por lados diferentes e se encontraram no meio do caminho.





(Fotos: Thrall Photography)


As roupas, devem ser iguais?

Cada casal é um mundo e cada pessoa tem seu gosto, há quem prefira usar vestidos ou ternos iguais e outros preferem ressaltar seu gosto pessoal, podendo usar silhuetas diferentes, acessórios que remarquem seu estilo ou até mesmo usar cores opostas, não importa! Vai ficar lindo de qualquer forma, vale tudo.


Quem eu vou convidar?

Convidem somente aquelas pessoas que querem o bem para o casal e que realmente estejam torcendo pela felicidade de vocês! Evitem todas aquelas pessoas que tem comportamentos de homofobia, não importa que sejam da família ou amigos, nesse dia só é bem-vindo aquele que ama vocês e o amor. Ninguém quer passar um momento desconfortável, certo? O casamento não é o momento para fazer a pessoa entender que não importa se é homem ou mulher, o importante é se amar.



(Foto: Lenine Serejo)


#DicaEFCerimonial: o casal deve contratar fornecedores que respeitem e abordem o tema com a naturalidade necessária. É importante que confiem e se identifiquem com o estilo do fornecedor, assim tudo ficará mais bonito!


Não se esqueçam que o amor é o que importa é o amor, sempre! Já dizia Lulu Santos “Consideramos justa toda forma de amor”. Gostaram das dicas? Tem alguma dúvida? Entra em nosso blog para saber mais!