18/03/2020 às 20:51 Dicas Perguntas e Respostas

Convite de Casamento: Tirando as Dúvidas

871
6min de leitura

A partir do momento que criamos a lista de convidados vem aquela dúvida: o convite de casamento. Para esclarecer essas questões, fizemos esse guia com excelente profissionais:

(Foto: Guilherme Tonna)

Paso 1:

A Identidade Visual 

O convite do casamento é o cartão de visita da festa. Ele vai retratar e antecipar como vai ser o evento, por isso a ideia dele é passar a mensagem e gerar expectativas nos convidados. É muito importante vocês darem atenção aos detalhes, seguir a mesma identidade visual da festa, cores, tipografia, imagens, etc...

EF: Se estou a distância como aprovamos/criamos o convite?

-Papel A la carte: Hoje em dia conseguimos fazer muita coisa a distância, inclusive estivemos fazendo alguns convites que só encontro a noiva na hora de entregar o produto final. Não é o ideal, seria muito mais fácil e mais gostoso a gente pegar no papel, sentir a textura e tudo mais. Com vídeo e toda a tecnologia que a gente tem ao nosso dispor é bem possível fazer reuniões e acaba funcionando muito bem, acaba sendo muito comum que os noivos morem fora e só virem diretamente para o dia do casamento. O convite é feito de maneira virtual, montamos um modelo e mandamos por e-mail e uma vez aprovado entramos em produção. 

(Imagem retirada da internet)

EF: -como funciona o processo de criação?

-La santé: Primeiro os noivos escolhem quais são os itens da Identidade Visual que eles tem interesse, mandamos o orçamento e uma vez definido os itens que vão entrar no contrato, fazemos uma reunião: o famoso Briefing.

Com esse Briefing conseguimos entender um pouco mais sobre o estilo de casamento, entender os noivos, conhecer um pouquinho da história e saber o que eles esperam para esse grande dia. Com base a essas informações começamos a desenvolver o projeto, esse momento leva muita pesquisa, estudo e geração de alternativas, até chegar no produto ideal que esta alinhado com o perfil do casal. Uma vez pronto é criado uma prova virtual que é enviado pro e uma vez aprovado partimos para a produção e montagem final.

(Imagem retirada da internet)

(Foto: GF Photos)

Paso 2:

O conteúdo do convite: 

Podemos dizer que é completamente normal ficar com dúvidas na hora de montar o convite, tipo o que escrever, o nome de quem vem primeiro e por aí vai. Por isso veja a seguir algumas dicas para não errar:

#DicaEFCerimonial: Sabemos que os brasileiros não costumam ser tão pontuais... por isso nossa dica é colocar no convite que a cerimônia vai começar meia hora antes. Por exemplo: se a cerimônia começa as 16:00 o ideal é colocar no convite que irá começar as 15:30. Dessa forma evitarão atrasos e não perderão o tão sonhado por do sol de Búzios.

Menos é mais: Devemos dizer que não é necessário escrever tudo por extenso.

Por exemplo, não precisam escrever o endereço completo da cerimônia. As vezes colocando o nome do local onde vai acontecer o casamento já é o suficiente. Lembre-se que hoje em dia temos Google Maps, Uber e outros app que podem ajudar na hora de ir até o local, então procurem escrever o justo e necessário.

(Foto: Studio Couplé)

Incluindo o RSVP: Muito conhecido como o “confirme a presença, por favor”, é uma simples frase mas que pode ajudar muito na hora de fechar o buffet, bar e outros fornecedores.

Geralmente o RSVP vem no rodapé do convite junto com um número de telefone ou link de site do casal.

#DicaEFCerimonial: Em caso de RSVP passivo consulte com o nosso cerimonial qual foi a aconut manager designada para o casal. 

Mas para não ficarem dúvidas, perguntamos aos nossos fornecedores o que não pode faltar nos convites de casamento:

Papel A la Carte: O que não pode faltar são sempre as coisas principais: data, hora, quem convida.  Hoje em dia é muito legal botar o site, já que lá tem todas as informações extras que você quer colocar para os convidados. Por exemplo: traje, lista de presentes, uma atividade ou outra no local do destino e algumas dicas. 

(Imagem retirada da internet)

Dona Amelie: Aquela frase importante pra vocês dois, música, passagem bíblica, ou algo que signifique muito na história de vocês.

- Data, hora e local com endereço completo.- Nome de vocês: não precisa ser nome completo, pode até ser apelido, quem manda são vocês, o importante é o convidado sentir que aquele convite tem a sua cara! - RSVP(definir prazos de RSVP com o cerimonial é excepcional!) e o site para confirmação e lista de presentes. 

O mais importante para gente é sempre que o convite mostre o estilo da festa, tenha as informações bem claras e seja a cara do casal.

(Foto: Lenine Serejo)

La Santé: Primeiro os elementos óbvios que são data, local, nome dos noivos, etc. O site também é importantíssimo! Especialmente quando é Destination Wedding porque lá conseguimos concentrar todas as informações do casamento e dos outros eventos além do grande dia. 

Os convites individuais não podem faltar porque são eles que limitam a quantidade de pessoas de cada família que poderão comparecer e para finalizar, na nossa opinião, não pode faltar a cara do casal como elementos e estilos que os convidados vejam e identifiquem os noivos naquele projeto.

(Foto: Leo Stacioli)

Paso 3: 

Cálculo de quantidade e prazos: 

Podemos dizer que existem dois tempos de noivas, as que são super preocupadas com os prazos e procuram agilizar tudo antes da data e aquelas que são um pouco mais “relax” e que fazem tudo no seu tempo. A primeira noiva geralmente começa a entregar os convites 8 meses antes enquanto a noiva 2 começa a pensar no assunto 3 meses antes do casamento.

EF: quais são os prazos confortáveis para criação e finalização da arte?

Dona Amelie: O ideal é que vocês escolham o fornecedor 6 a 8 meses antes da data do casamento, para decidir tudo sem pressa e sem riscos. Se vocês tem a intenção de personalizar os convites para padrinhos, recomendamos entrar em contato com mais de 6 meses de antecedência.

#DicaEFCerimonial: Atenção para aqueles convidados que moram longe. Eles precisam receber o convite pelo menos 1 mês antes que os outros convidados.

(Foto: Thrall Photography)

Convite digital VS Convite impresso

Analise o tempo: Antes de decidir se vão optar pelo convite digital ou impresso, pensem se vocês terão tempo realmente para ir entregar todos os convites.

Para aqueles que gostam de tradicionalismo é muito muito importante entregar os convites pessoalmente, mas sempre priorize os familiares e os amigos mais próximo. Já para aqueles que moram em outra cidade ou até em outro país, é melhor enviar os convites digitais assim vão economizar tempo e dinheiro.

#DicaEFCerimonial: Ter convite digital não quer dizer que não vão poder ter convite de papel, podem usar tranquilamente os dois. Quando for assim, o impresso deve acompanhar o link do site ou instruções de acesso ao convite digital, para que seja possível a confirmação de presença.

(Fotos: Dueto Fotografia | Guilherme Tonna)

(Foto: Thay Rabello)

Calculando as quantidades: 

Na hora de calcular a quantidade de convites o ideal é ter primeiro a lista de convidados meia pronta e separar por famílias. Dessa forma terão uma noção de quantos convites serão impressos, mas atenção, não confunda o número de convidados com o número de convites, a matemática pode ser mais simples do que você imagina:

Como fazer o cálculo:

100 convidados:

100 convidados com 5 famílias = 50 pessoas = 10 convites principais

10 casais = 20 pessoas = 10 convites

30 solteiros = 30 pessoas = 30 convites

TOTAL: 50 convites

#DicaEFCerimonial:Não esquecer de colocar 20% de convidados de última hora.

EF: como calcular a quantidade de convites? 

Dona Amelie: Geralmente a conta dos convites principais - aquele que vai um por família/casa - fica em 60% do numero de convidados. Sempre contamos com uma gordurinha extra também para as pessoas que podem surgir em cima da hora.

(Imagem retirada da internet)

LISTA DE FORNECEDORES:

Dona Amelie 

Instagram: @donaamelie

Contato: 21 96779 - 5923

Site: https://donaamelie.com/

Papel a'la carte

Instagram: @papelalacarte

Contato: 21 96774 - 6159

Site: http://www.papelalacarte.com.br/

La santé

Instagram: @lasantedesign

Contato: 31 98857 - 1657

Site: http://lasantedesign.com.br/

Escolher o convite de casamento também faz parte da organização do grande dia, então podemos dizer que o melhor convite de casamento é aquele que tem a cara dos noivos!! Espero que gostem das nossas dicas e caso fiquem curiosos para saber mais informações como esta, acompanhe nosso blog!

18 Mar 2020

Convite de Casamento: Tirando as Dúvidas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

14 de Nov de 2019

Como Escolher o Bolo Ideal: Dicas de Quem Sabe

13 de Mai de 2020

As Palavras Certas: Escolhendo o Celebrante de Casamento

21 de Nov de 2019

Tirando as Duvidas da Mesa de Doces

Logo do Whatsapp