16/12/2019 às 14:30 Perguntas e Respostas

Tirando Todas as Dúvidas da Fotografia de Casamento

839
11min de leitura

O que mais gostamos sempre é compartilhar com vocês aquelas fotos incríveis de nossos noivos felizes, sorrindo e aproveitando cada momento em cenários de tirar o fôlego, mas vocês já pararam pra pensar quem vai registrar esse momento? Quais são as imagens que não podem faltar? Qual é a melhor hora para fazer determinada foto? Pois é, pensando nisso separamos algumas dicas para ajudá-los e é logico que não podíamos deixar os nossos fornecedores de fora.

(Foto: Trhall Photography)

Achar o fotógrafo certo é um dos pontos essenciais para o registro do seu casamento e não deixar passar nenhum detalhe. Por isso ter um conhecimento prévio sobre o profissional é importantíssimo.

Antes: 

Escolhendo o estilo

Antes de fechar com qualquer fotógrafo procurem pesquisar bem desde estilos de fotografia até referências de outras noivas (ainda bem que existem redes sociais hoje em dia rsrs).

Sabemos que na fotografia é muito importante respeitar o gosto pessoal, ouvir opiniões é bom mas tentem escolher por conta própria, afinal o casamento é de vocês.

Analisem cuidadosamente os sites para ver o portfólio e fotos de outros casamentos de cada profissional, assim vão ter uma ideia do estilo de cada um. Existem muitos estilos na fotografia de casamento e é preciso que vocês estejam certos do que querem já que dificilmente o fotógrafo vai transformar seu estilo para agradá-los.

EF - Qual é o estilo de foto ideal para casamentos em Búzios?

Guilherme Tonna:  Búzios tem sido cada vez mais palco de casamentos descolados e animados. Acredito que as fotos devam acompanhar essa proposta, sem muita regra, sem muita pose, com astral sempre lá em cima! Acredito que o fotógrafo na hora de dirigir e compor suas imagens deve extrair ao máximo o cenário da praia, do pôr do sol e da paisagem em geral.

(Foto: Guilherme Tonna)

Defina um orçamento

Uma vez definido o estilo que vocês querem é a hora de definir um orçamento para a fotografia. Como tudo, tem profissionais mais caros e outros mais em conta (isso não quer dizer que não tenham qualidade, mas muitas vezes os equipamentos influenciam muito no valor do profissional. Os valores podem variar bastante então pesquise antes para não perder tempo marcando reunião com alguém que não está no seu orçamento.

#DicaEFCermonial:o valor é algo que pode ser negociado, mas a qualidade não.

Conheça os profissionais escolhidos: 

Antes de tudo, conheça os profissionais e jamais feche contrato sem antes ter pelo menos conversado (se for pessoalmente melhor ainda).

EF: - Com quanto tempo de antecedência é bom fechar com o fotógrafo?

Lenine Serejo:  se o cliente quer aquele fotógrafo que se identifica, eu aconselho um ano antes, pelo menos.

(Foto: Lenine Serejo)

#DicaEFCerimonial:antes de marcar uma reunião verifique se ele tem a data livre. 

Conhecer o fotógrafo pessoalmente é ótimo porque assim vocês conseguem avaliar a personalidade e os trabalhos e claro, tirar todas as dúvidas que tiverem. Por exemplo, peçam para o profissional levar um álbum já impresso de outros casamentos, dessa forma não vão ter surpresas depois.

Mas, o que devo perguntar para o fotógrafo na hora da reunião? As perguntas são básicas, por exemplo quantas horas de trabalho estão inclusas no pacote, a forma de trabalho da equipe, o tempo de demora para receber a entrega das fotos, formas de pagamento... e por aí vai. Bem, veja algumas dicas dos nossos profissionais parceiros sobre o que perguntar

Guilherme Tonna: Em quanto tempo você me manda a prévia das fotos do casamento? 😬

Gabi (GF Photos): Como ele trabalha para fazer as fotos que tem no site e instagram, se é pose ou se são fotos espontâneas. Não adianta contratar um fotógrafo que faz pose se vocês não querem ser escravos de fotos ou vice versa.

Lenine Serejo: aonde assino?? Kkkkk Brincadeiras à parte, acho que a pergunta mais importante é a que o casal tem que SE fazer: esse fotógrafo é nosso perfil, bateu aquela sintonia? Fotos bonitas todos têm, mas a energia quando bate, é incomparável o resultado!

Thay Rabello: Acredito que não seja uma única pergunta, mas a energia deve ser de total sincronismo. 

Uma dica preciosa é sempre pedir ao fotógrafo que mostre um casamento completo, para que o cliente tenha noção da cobertura por inteiro, como o fotógrafo se comporta em termos da proporcionalidade de todos os momentos, se trata todas as fotos ou apenas as que vão pro álbum, etc.

(Foto: Fer Suhett)

Horas de festa influencia no valor?

Muitos noivos se perguntam se as horas de festa influenciam no orçamento do fotógrafo, mas vale lembrar que cada evento é diferente. Por isso saber o local onde vai acontecer o casamento e ter uma média de horas de festa é importante antes de ir para a reunião.

EF: quanto tempo é necessário para uma cobertura de casamento?

Thay RabelloEm média 8 à 12 horas de cobertura, dependendo da duração da festa. Quando os noivos contratam horas extras no buffet, DJ e etc, é sempre bom contratar com fotografia e filme também. O ideal é que a equipe chegue pelo menos 3h antes do horário da cerimônia e fique até pelo menos 1h antes do final da festa.

(Foto: Thay Rebello)

Durante: 

Pré – Wedding:

Com certeza vocês devem estar se perguntando: será que devemos fazer um ensaio pré wedding?? Bom, pra começo de conversa poderíamos considerar que é uma bela forma de relembrar o real motivo de tudo o que estão vivendo. É o momento de curtir e deixar registrado o amor que habita em vocês, é o ensaio pré casamento e faz parte da preparação. 

EF - Como planejar um ensaio pré wedding e com quanto tempo de antecedência devo fazer ele?

Gabi (GF Photos): Os meus ensaios são planejados de acordo com que os noivos querem, só não indico na semana do casamento e nem depois porque a maioria não faz, é bom fazer antes de criar o site para poder usar as fotos. Para o planejamento, primeiro mando questionário para os noivos e assim saber que tipo de praia gostam, definirmos o look e lembrá-los de detalhes óbvios mas que as vezes acabam passando batido.

Para mim o ensaio é muito importante porque além de render altas fotos, os noivos entendem que ser fotografado não é um bicho de 7 cabeças e aí no dia do casório estarão super felizes por eu estar ali fazendo suas fotos. O resultado do ensaio é a conexão minha com os noivos.

(Foto: GF Photos)

Making of, a lembrança é a que fica: 

O Making Of é uma das partes mais gostosa antes da cerimônia... Sabe aquelas fotos da noiva e do noivo espontâneas e naturais que mostram a alegria e ansiedade antes do grande SIM! Então quem não quer um registro desses?

EF: O quanto importante é fazer fotos de Making Of?

Gabi(GF Photos): Muito importante, é um momento de emoção a flor da pele, registra todo momento especial que está por vir. Fotos com madrinhas, daminhas e família são super especiais até para noivos que não tem essa intenção, mas quando veem as fotos se emocionam.

(Foto: GF Photos))

E onde devo fazer o making of?

Geralmente ele acontece no local onde cada um vai se arrumar. O importante é estar confortável, então procurem ficar a vontade, mas para que tenham um bom resultado mantenham tudo arrumado, com boa iluminação e que seja um local tranquilo.

Quem participa desse momento?

Pense nas pessoas que você quer ter ao seu lado, aquelas pessoas que mesmo passando o tempo você sabe que vão estar próxima a você, como a mãe, pai, padrinhos e madrinhas.

(Foto: Aloha Fotografia)

Como vou vencer a timidez?

Sabemos que nem todo mundo se sente à vontade quando é fotografado e é muito compreensível que se sintam constrangidos.

#DicaEFCerimonial: o ensaio pré wedding e o Making of pode ajudar vocês a sentirem-se mais à vontade. Mas apesar de ser difícil, vale muito a pena enfrentar essa timidez frente as câmeras, afinal, o resultado sempre fica incrível.

Como lidar?

Existem milhares de técnicas para fazer com que vocês se sintam mais desinibidos diante das câmeras:

- confiar no fotógrafo

-relaxar antes do dia

-seguir as indicações e dicas do fotógrafo

EF: E vocês como lidam com a timidez do casal?

Lenine Serejo: fácil, eu busco retratar essa timidez, pois essa é a essência deles. Se eles forem tímidos, mas querem se sentir "modelos" nas fotos, aí eu vou na base da brincadeira e o clima descontraído faz com que eles nem percebam que estão sendo fotografados.

(Foto: Lenine Serejo)

A foto espontânea

A foto espontânea como o próprio nome diz, registra momentos descontraídos como por exemplo um sorriso, uma lágrima, um abraço especial... É a melhor forma de mostrar realmente aquela pessoa e sua personalidade. As fotos serão únicas e com certeza ajudam a quebrar o gelo e assim acabar com a vergonha. E querem saber qual é o segredo para que elas aconteçam? Segundo a Gabi da GF Photos, o segredo está em se divertir e o resto fica por conta do fotografo.

(Foto: Leo Stacioli)

O que não pode faltar: 

Um dos piores pesadelos de toda noiva é descobrir que AQUELE momento não foi registrado, para que isso não aconteça é bom traçar um plano com o fotógrafo e deixar bem claro o que vocês querem que tenha registro. 

EF:  Quais são as fotos que não podem faltar no dia do casamento?

Lenine Serejoas fotos que representem eles de verdade.O casal precisa receber as fotos e se enxergar nelas, não adianta a foto ser linda, se não passar a essência deles em cada registro.

(Foto: Lenine Serejo)

O famoso First Look:

Uma das tendências esse ano foi com certeza o First Look, mas ainda divide opiniões, tem gente que apoia e tem outros que nem tanto. Afinal o que é o First Look? É aquele momento em que os noivos se olham pela primeira vez alguns momentos antes da cerimônia, por isso é importante que seja devidamente registrado por foto e vídeo. Mas atenção, se vocês forem um casal tradicional que seguem a regra de se ver apenas no altar, acreditamos que o First Look não será uma boa opção, já que quebra alguns protocolos.

EF:  First Look, fazer ou não fazer ?

Guilherme Tonna: Tema polêmico e muito importante ser levantado! O First Look cada vez mais tem deixado de ser o pesadelo de algumas noivas, quando diz a tradição que o noivo não pode ver a noiva antes da cerimônia, e se tornado o sonho de outros casais, a partir do momento que decidem quebrar as regras e reservam um momento só para os dois! 

Na nossa visão, o First Look é uma experiência única que todos os casais deveriam se permitir!  Livre de toda pressão, ansiedade e nervosismo do roteiro a ser seguido, reservamos cerca de 20 minutos para que o casal se encontre antes da cerimônia, se vejam com calma, reparem os detalhes, falem coisas um para o outro que estão sentindo naquele dia, naquele momento, que não necessariamente falariam em público para todos os convidados ouvirem.

É um momento dedicado exclusivamente aos dois. Há quem diga que estraga a surpresa, mas todos os casais que experimentaram desse momento nos relataram que é um mix de emoções incrível.

E de quebra, óbvio que aproveitamos para fazer um mini ensaio do casal e da noiva pronta, com um cenário diferente daquele que será utilizado para fazer as fotos pós cerimônia.

(Fotos: Guilherme Tonna)

Casamentos ao ar livre: 

Casar ao ar livre é sem dúvidas o desejo de muitos noivos e vamos combinar, não tem nada mais lindo do que casar com vistas incríveis e se for ao entardecer então, melhor ainda.

Casar na luz do pôr do sol tem suas vantagens, é o melhor momento para ter fotos leves e com a luz ideal... mas para que isso aconteça, tem que saber aproveitar o momento.

EF: Qual é o melhor horário para ter fotos de casamento ao ar livre?

Lenine Serejo: depende do local. Se o pôr do sol for no horizonte, o melhor horário são aquelas 1:30h antes do pôr do sol. Se ele se põe atrás das montanhas, de 2 a 2h30 antes do pôr do sol. O importante é o casal pensar que além da cerimônia, eles precisam de luz do dia para as fotos protocolares e fotos do casal.

(Foto: Lenine Serejo)

Golden Hour: 

O momento Golden Hour a famosa “hora dourada”, e sabe porque é chamada assim? É o momento que a fonte de luz está mais próxima das pessoas fazendo com que tudo fique mais suave e mais emocionante.

EF:  Por que o Golden hour é ideal para fotografar? E quanto tempo dura esse momento?

Guilherme Tonna:  Golden Hour é basicamente o último suspiro do sol antes dele se por. É o momento que ele se encontra mais próximo ao horizonte. 

Dura cerca de 10 a 15 minutos e nós fotógrafos devemos ser rápidos e atentos ao dirigir o casal para extrair o máximo desse momento, gerando o efeito que todo mundo ama, com o raio de sol invadindo a foto. Com o sol mais acima do horizonte, temos mais calor, muito mais sombras se formam no rosto do casal e a direção se torna mais delicada.

(Foto: Guilherme Tonna)

Depois:

Passou a festa e agora?

O casamento passou e é logico que a primeira coisa que queremos é ver o resultado das fotos.

EF: O que os noivos podem esperar das fotos de casamento?  

Thay Rabello: Acredito que uma cobertura ideal deva levar os noivos novamente pro dia do casamento de forma lúdica, sensorial, real, pra que eles possam revisitar aquele momento quantas vezes quiserem durante a vida. É contar história, fazer um legado de retratos reais, mas de poesia também. Esse equilíbrio entre foto jornalístico e o artístico que deve ser o ponto ideal de uma cobertura de casamento.

(Foto: Thay Rebello)

A previa VS as fotos oficiais: 

Sabemos que as fotos demoram muito tempo para serem entregues, mas o fato é que demoram porque realmente é demorado mesmo rsrs. Primeiro os cartões são descarregados para o computador, depois todas as fotos são copiadas para discos externos (assim não correm o risco de perder nada) e acredite ou não mas isso pode demorar até duas horas. Uma vez que as fotos estão no seu devido lugar, é a hora de selecionar! É feita uma seleção pequena de fotos para uma montagem de prévia do casamento (assim podemos acalmar a ansiedade).

Perguntamos para a Thay Rabello em média quantas fotos são feitas para a prévia de casamento? “Entregamos em média 60 à 90 fotos. Acho que um pouco de cada momento é imprescindível e principalmente os retratos posados com a família, pois geralmente são os que têm mais expectativa de ter as fotos”.

Uma vez que a prévia foi entregue, é a hora de fazer uma seleção maior e não é tão simples assim do tipo “essa sim, essa não”. A ideia é contar uma história e é por isso que todas as fotos devem ter uma sequência, é por esse motivo que a seleção pode ser feita até 3 vezes para poder ter certeza de que nada ficou de fora. Depois que tudo foi selecionado é hora de colocar a mão na massa e começar com o “edita, corrige, corta, endireita, limpa...” ufa! Quando nos damos conta, já passaram duas semanas. Por isso se o fotógrafo está demorando para entregar as fotos, mantenha a calma! Não fiquem ansiosos, com certeza estão fazendo o melhor para entregar as fotos perfeitas!

Fotógrafos

Guilherme Tonna: 

Instagram: @guilhermetonna

Contato: 21 96496 - 3121

Site: https://www.guilhermetonna.com.br/about 

GF Photos: 

Instagram: @gf.photoswedding

Contato: 21 97190 - 3199

Site: http://www.gfphotos.com.br/

Thay Rebello:

Instagram: @thayrabello

Contato: 21 98729 - 0739

Site: https://www.thayrabello.com/

Lenine Serejo:

Instagram: @lenineserejofoto

Contato:  21 99212 - 4484

Site: https://www.lenineserejo.com.br/

*Para que tenham uma boa lembrança desse dia maravilhoso é necessário ir atrás do fotógrafo certo, por isso noivos, percam o tempo que for preciso na procura do profissional perfeito para vocês!

16 Dez 2019

Tirando Todas as Dúvidas da Fotografia de Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

14 de Nov de 2019

Como Escolher o Bolo Ideal: Dicas de Quem Sabe

13 de Mai de 2020

As Palavras Certas: Escolhendo o Celebrante de Casamento

21 de Nov de 2019

Tirando as Duvidas da Mesa de Doces

Logo do Whatsapp