21/11/2019 às 17:20 Perguntas e Respostas

Tirando as Duvidas da Mesa de Doces

2686
8min de leitura

Hoje em dia a mesa de doces é um elemento básico no dia do casamento e os convidados adoram dar aquela passadinha para comer um docinho no meio da festa.

Por isso, para que a sua mesa seja um dos destaques da noite, vamos dar dicas e contar algumas coisas que provavelmente você não tinha pensado até esse momento.

(Foto: Guilherme Tonna)

O começo de tudo:

Antes de tomar qualquer decisão sobre os docinhos, devem estar pelo menos com o local já reservado. Assim vocês já terão definido quantos convidados estarão presentes no dia, e especialmente, qual vai ser o estilo do casamento que vão optar. Mas a grande dúvida de todo casal: “Quanto tempo é o indicado para começar a ver a mesa doces do meu casamento?” Segundo a Andreia da Docinhos e Doçuraso ideal é começar a ver uns 6 meses antes da festa. Tentem não deixar para última hora, as decisões devem ser feitas com calma.

Quando vocês forem escolher um fornecedor de buffet ou doces, lembrem-se de fazer as degustações. A degustação não é apenas provar o docinho, mas sim o momento que cliente e fornecedor se conhecem, trocam ideias e criam um vínculo. 

Sabemos que não da para provar todos os doces, mas tendo uma variedade de formatos e cores já dá para vocês terem uma ideia do produto oferecido. É a hora de tirar dúvidas e perguntar tudo, assim vai facilitar na hora de escolher.

EF: E quantos doces são indicados para experimentar em uma degustação?

Alicia: Nas minhas degustações eu mando 15 tipos de doces. Entre eles: brigadeiro gourmet e doces finos (sempre mando esses temáticos de conchinhas, o coquinho, estrela do mar), tento mandar uma variedade. Monto uma caixinha e geralmente coloco 15 docinhos, assim da pra conhecer o trabalho da confeiteira e você consegue saber a textura do doce, se trabalha com corante, com pasta artificial ou se égeleia caseira, frutas frescas. Acho que assim a noiva pode conhecer a qualidade do doce. 

(Foto: Jaqueline Tramma) 

#DicaEFCerimonial: Tentem provar os doces frescos, com certeza faz toda a diferença no sabor e na qualidade do produto. Por exemplo, tem doces que quando ficam na geladeira não ficam tão gostosos mas quando são servidos frescos mudam completamente.

Não erre nas quantidades:

Normalmente os noivos ficam meio sem saber quantos doces pedir para o dia do casamento. Muitas vezes eles podem errar ou exagerar a quantidade e gerar um desperdício desnecessário.

EF: Qual é a quantidade indicada de docinhos? E como fazer a contagem certa?

Martha Deveza: Sempre recomendamos que o mínimo seja de 50 doces por cada modelo e sabor porque assim consegue atender melhor o convidado, as vezes a gente pede para que seja um pouquinho a mais porque assim todos os convidados tem a oportunidade de provar pelo menos um de cada doce. Mas a base recomendada é que na mesa tenha em media 50 doces de cada tipo, até mesmo para compor a bandeja de docinhos

Para fazer a contagem de quantos doces por convidado, o ideal é mínimo 7 e no máximo 10, 12 doces por convidado. Mas essa é uma base que a gente tem pra cálculo, quem define isso muito é o cerimonialista e os noivos. Até mesmo porque a gente precisa saber qual é o projeto de decoração, se ela quer uma mesa bem cheia ou uma mesa mais simples, então tudo isso vai de acordo com o projeto. 

(Foto: GF Photos)

Qual a variedade de doces devemos escolher? Tudo vai depender da quantidade de convidados e do que os noivos gostam. A Sannys nos falou que o ideal é escolher em torno 12 tipos de docinhos.A escolha deve ser equilibrada, tentando atender os gostos do seus convidados. Escolha alguns mais fortes, outro mais leves e sempre variar com opções de frutas frescas e frutas secas. Além de nunca esquecer é claro, mais de um tipo de chocolate que todo mundo adora.

EF: Uma sugestão de mix ideal de docinhos para 150 convidados:

Adriana Gregorio: Eu sugiro que para 150 convidados de mil a mil e duzentos doces, em média sete a oito doces por pessoa. Essa é uma mesa bem razoável sem perigo de faltar doce, mas caso os convidados forem formiguinhas o ideal é mil e quinhentos doces. Essa quantidade é distribuída em pelo menos vinte modelos porque aí você vai ter vinte bandejas de doces diferentes e consegue atender um número maior de gostos diferentes. 

(Fotos: Lenine Serejo)

Andreia: Eu sugiro sempre 8 doces por pessoa. Como não são tantos convidados você pode fazer em média 50 unidades de cada, trazendo assim mais cor e sabor para a mesa. 

(Foto: Léo Staciolli)

Sannys: Nós temos uma linha com mais de 80 doces com sabores, valores e formatos variados. Indicamos que as noivas trabalhem com 8 doces por pessoas. Assim entendemos que a festa fica farta, não havendo desperdícios. 

(Foto: Love Shake)

Alicia: Eu indico 8 doces por convidado, porque a gente não pode pensar em atender só os convidados. Tem que pensar também em uma mesa bonita, uma mesa imponente, uma mesa cheia. Eu gosto muito de fazer um mix, colocar um pouquinho de brigadeiro gourmet, um pouquinho de doces finos e um pouquinho de doces simples, fazendo um 50% de doces finos, 30% de brigadeiro gourmet e 20% dos doces simples.

(Foto: Munize Maia)

#DicaEfCerimonial: Deve levar-se em conta que a mesa de doces vai composta de docinhos,  bolo, bem-casados e brownies.

Os cuidados:

Não é necessário que os docinhos combinem com a decoração, mas sim tentar encontrar um equilíbrio e uma harmonia. Vocês podem conseguir isso através das forminhas dos doces (nem todos os docinhos precisam de forminhas, ok?) e nas acomodações dos doces, como as bandejas, bowls e fontes que podem ser de diferentes materiais: prata, madeira, cristal, porcelana, todas as opções são validas sempre que tenham a ver com  a decoração do casamento.

(Fotos: Lenine Serejo | Aloha Fotografia | Fer Suhett | Guilherme Tonna)

Mas quem é o responsável pela mesa de doces, a doceira ou o decorador? Os doces são entregues na maioria das vezes, no dia do casamento (se o casamento acontece a tarde, geralmente são entregues pelo período da manhã) e são recebidos pelo cerimonial, depois disso o próprio decorador é responsável pela montagem da mesa doces. 

Quem faz a reposição de doces no dia do casamento?Durante a festa quem fica responsável é o cerimonial, é designada alguém da equipe para que fique atenta e mantendo em ordem a mesa, fazendo reposições, descartando as forminhas já usadas e no final da festa separar o que sobrou para os noivos e a família.

Calor vs Doces:

Os casamentos na praia sempre remetem ao calor, a altas temperaturas (especialmente os casamentos que são feitos na primavera e verão). No entanto sempre é bom tomar alguns cuidados extras para que os docinhos não derretam ou estraguem. 

(Foto: Guilherme Tonna)

EF:  Quais são os docinhos que não suportam o calor? O que é indicado fazer nessa situação?

Adriana Gregório:Os docinhos que não suportam o calor forte, especialmente o calor de Búzios e principalmente no alto verão são: chocolate, doces com musses e cremes e de frutas frescas. É recomendável nessa época do ano fazer os doces de frutas frescas com a geleia da mesma fruta, por exemplo, se querem um morango banhado ao invés de fazer com a fruta, optar pela versão de recheio com geleia. Dessa forma você consegue ter uma resistência maior por causa do calor.Deve-se lembrar que o doce vai ficar exposto na mesa por períodos longos e quase sempre as mesas são do lado de fora na área externa e o sol pode bater, para que não ocorram o risco de alguém passar mal, evitamos então os doces que não vão ao fogo. 

Então podemos abusar dos brigadeiros gourmet, das frutas secas como damasco e tâmaras, das flores modeladas em diversos sabores e caprichar nos sabores tropicais: limão siciliano, laranja, maracujá. Esses doces vão ao fogo e tem uma resistência um pouco maior, da para fazer uma mesa bem bonita e variada, sem precisar utilizar docinhos que são perigosos para essa época do ano.

(Foto: Fernanda Suhett)

O doce como lembrancinha:

Muitas vezes o bem-casado é a lembrancinha do casamento, mas porque não optar por dar uma caixa com doces para que os convidados levem para casa?É elegante e prático, além de que muitas vezes o convidado não consegue experimentar todos os doces então dessa forma eles conseguem levar um pouquinho da festa pra casa. Para essa opção atente-se as quantidades.

(Foto: Fulvia Defante)

Casamentos em Búzos:

EF: Qual é o doce ideal para Casamentos em Búzios?

Alicia: Eu gosto muito dos doces temáticos, como o coquinho, aquele doce que tenha conchinha e estrelinha do mar. Mas vai muito do gosto dos noivos, se eles não quiserem um estilo tão praiano ai já vai para outra linha de doces, mas acredito que quem casa em búzios quer um casamento mais descontraído, com uma pegada mais rústica, então esses doces mais temáticos ficam bem legais para casamentos em Búzios.

Doces da Alicia

Instagram: @docesdaalicia

Contato: 22 999352774

E-mail: [email protected]

(Foto: Dan Cabral)

Sannys: Não existe um doce ideal, isso vai muito com o gosto dos noivos. Mas, doces que tem na sua composição frutas tropicais estão sempre entre os escolhidos para Búzios. 

Sannys Patisserie

Instagram: @sannyspatisserie

Contato: 21 995281297

E-mail: [email protected]

(Foto: Guilherme Tonna)

Andreia: Os doces para Búzios vão depender da época do ano. No verão não indico os doces feitos a base de chocolate, pois derretem com facilidade. Uma boa opção para substituir seriam os brigadeiros gourmet. Fora isso, doces a base de frutas também são bem-vindos. 

Docinhos e Doçuras

Instagram: @docinhosedocuras

Site: www.docinhosedocuras.com

(Foto: Leo Staciolli)

Adriana Gregorio:Os doces ideais são: brigadeiro gourmet, doces temáticos, com frutas mas sempre tentando evitar o chocolate por causa do calor, os casamentos são cedo e geralmente as mesas ficam posicionadas ao ar livre. 

Adriana Gregorio

Instagram: @adrianafgregorio

Contato: 22 981310395

(Foto: Lenine Serejo)

Martha Deveza: Búzios é pé na areia, casamento na beira do mar, então é algo mais tropical. O que sempre recomendamos e que as noivas tem boa aceitação, são as trufas com tema praia por exemplo, aquelas trufas com conchinhas encima, o coquinho que é uma trufa em formato de coco e aqueles que tenham detalhes que remetem a praia. Outra opção é optar por doces tropicais, tipo tartelete de frutas.

Martha Deveza 

Instagram: @Marthadeveza

Contato: 22 998558934

E-mail: [email protected]

(Foto: Fer Suhett)

E ai gostou das dicas? Acompanhe nosso Instagram para encontrar algumas sugestões lindas e assim sonhar com a mesa de doces ideal.

21 Nov 2019

Tirando as Duvidas da Mesa de Doces

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

14 de Nov de 2019

Como Escolher o Bolo Ideal: Dicas de Quem Sabe

13 de Mai de 2020

As Palavras Certas: Escolhendo o Celebrante de Casamento

07 de Out de 2020

Manual de Padrinhos de Casamento