06/11/2019 às 15:04 Dicas

Dicas de Como Escolher o Buffet de Casamento

589
6min de leitura

O buffet para o casamento é um dos fornecedores que precisa ser escolhido com todo o cuidado e a dedo, uma vez que é um dos pilares fundamentais do grande dia. Se existe um lembrança que fica marcada em um convidado é como ele foi servido, dependendo de como for o serviço, classificam a qualidade da festa. Por isso, a empresa que vai cuidar desse serviço gastronômico é uma questão muito importante a ser resolvida.

(Foto ilustrativa retirada da Internet)

Dicas fundamentais de como escolher o buffet

- Procurar referências e depoimentos de outros noivosProcure saber as experiências de outros noivos com o buffet. Pode ajudar muito na hora de definir o que vocês vão escolher.

Tentar escolher empresas de confianças e de boa reputação: Sempre tentem optar por aquelas empresas que já são mais conhecidas no mercado e que já tem experiência na área. Nada pode dar errado no dia do casamento.

Definir quantidade de convidados, lembrando de sempre ter uma margem de segurança: Saber aproximadamente a quantidade de convidados que vão ter no dia é de extrema importância para vocês e para o buffet. Não é a mesma coisa cozinhar para 50 pessoas e para 200, o que também influencia no valor. É importante verificar se o buffet escolhido dá a possibilidade de acrescentar mais pessoas em uma data mais próxima ao casamento, caso seja necessário, assim vocês já terão um número mais exato de convidados confirmados.

#DicaDoCerimonial: Sempre feche o buffet com 10% a menos de convidados do que o número real esperado. EXP: Se seu casamento é para 200 convidados, feche com o buffet 180 e acrescente mais pra frente caso necessário segundo o RSVP.

- Fazer degustação antes de escolher: De preferência de 6 meses a um ano antes do casamento. Quanto maior o prazo sempre é melhor.  

- Tirar todas as dúvidas e pedir detalhes: Surgindo qualquer dúvida, PERGUNTEM

- Certificar que o buffet está com a data livre: Antes de pedir uma degustação, perguntem se o buffet tem a data do seu casamento livre. Alguns podem atender dois ou mais casamentos na mesma data, mas outros preferem dar atenção exclusiva para somente um casamento.

- Definir orçamento destinado ao buffet: Assim como tudo, tem que ser definido um orçamento para o buffet. O orçamento com certeza vai definir o fornecedor que vão escolher. Lembre-se sempre de perguntar quais bebidas estão inclusas e se o deslocamento para outras cidades é cobrado ou não.

Estilo de Casamento VS Buffet

A comida que vai ser servida tem que combinar com o estilo do casamento. Cada casamento tem uma identidade diferente, se o casal for de um perfil mais moderninho, o serviço do buffet precisa ser mais dinâmico. Para isso existem diferentes tipos:

Coquetel com Mini degustação Volante

O cardápio coquetel é basicamente comer com as mãos, os famosos “finger foods”.

São comidas práticas, servidas em pequenas porções e não exigem que o convidado sente à mesa para comer. O coquetel acaba fazendo com que a festa seja mais descontraída, já que os convidados podem aproveitar da comida enquanto conversam em pé.

E como as porções são pequenas, pode-se optar por mais opções e variedades de pratos.

(Foto: Guilherme Tonna)

Buffet à francesa

É o estilo mais tradicional, cada convidado já tem um lugar à mesa definido. Os pratos são escolhidos antes da festa e preparados para cada convidado, que serão servidos pelos garçons durante todo o jantar.

(Foto: Rodrigo Azevedo)

Buffet americano

Esse é o estilo mais informal, oferece mais dinamismo na hora de servir o jantar.  As comidas são colocadas em ilhas para que os convidados peguem a quantidade de comida que quiserem

Acaba sendo um buffet com muita eficácia e muito utilizado em casamento de maior número de convidados.  É uma ótima opção para aqueles que preferem não se incomodar e deixar o convidado mais a vontade.

(Foto: Fulvia Defante)

O que não pode faltar:  lanchinho da madrugada

Festa rolando, todo mundo se divertindo e ai você nota que está faltando alguma coisa... comida! Geralmente quando a festa é mais longa e vai madrugada a dentro, o ideal é oferecer lanchinhos para seus convidados, principalmente quando praticamente todo o cardápio já foi servido, ter essa opção no final da festa é bem legal, porque passar fome ninguém merece né?!

Muitas vezes os lanchinhos são oferecidos na pista de dança mesmo. São comidas que podem ser degustadas sem a necessidade de usar pratos (crepe, mini-cachorro quente, hamburguinho...)  ou seja são práticas e deliciosas, além de deixar seu convidado feliz e disposto pra continuar a festa.

(Foto: Guilherme Tonna)

Mas, o que devo colocar no menu do casamento?

Lembre-se, para que a festa seja um sucesso uma das coisas mais importantes é a comida. Montar um menu personalizado faz toda a diferença no dia do seu casamento.

Devem ser levados em consideração 4 itens importantes na hora de montar o menu ideal: gostos pessoais, horário do casamento, perfil dos convidados e o local onde vai ser feito o casamento. Tudo isso influencia na hora da escolha, porque se vocês optarem por casar na praia ou no verão, é melhor escolher pratos e comidas mais leves e frescas e se optarem casar no inverno o ideal é escolher pratos quentes, como pastas e caldos.

Sempre tentem escolher um menu que possa agradar todos os paladares.Optar por coisas simples acaba sendo sempre a melhor opção, desse jeito os convidados conseguem comer sem se preocupar. 

E o que vai escrito no menu?

No menu basicamente vai escrito tudo aquilo que vai ser servido no dia. É preciso informar todas as opções de comidas e bebidas aos convidados.

Quase sempre o menu está dividido dessa forma:

* Entrada* Jantar* Sobremesas ou docinhos* Lanchinhos da madrugada (somente nas festas que se estendem pela madrugada, se for o caso de vocês, podem optar em colocar no menu)* Bebidas(alcoólicas e não alcoólicas)* Café(sempre é bom ter uma mesa de café para servir os convidados no final da festa)

(Foto: Lenine Serejo)

E quem tiver alguma restrição alimentar?

É muito importante que os noivos levem em consideração a possibilidade de ter convidados com restrição alimentar, eles podem ser veganos, vegetarianos, intolerantes a lactose, glúten ou até mesmo alérgicos a algum ingrediente. Por isso se deve pensar neles também, não quer dizer que vão adaptar todos os pratos, mas sim que devem incluir algumas opções de comidas para essas pessoas, assim todos irão se sentir lembrados.

(Foto: Marcio Rosa)

Os Buffets em Búzios

Já que estamos falando de buffet, não poderíamos deixar o nosso Destination Wedding do lado de fora. Por isso para nossos noivos de plantão que desejam ter o seu grande dia em Búzios, sempre indicamos que tentem escolher os buffet da cidade, região ou que tenham menus personalizados para o destino. Isso porque é provável conseguirem melhores preços uma vez que não cobrariam por deslocamento, e sem falar, que eles já estão acostumados a trabalhar com as equipes daqui. 

*Uma dica interessante é que a maioria dos buffet de Búzios oferecem 7 horas de festa. 

Welcome Drinks

O Welcome Drinks é o famoso "bebida de boas vindas".  Trata-se daquela bebida refrescante que serve para recepcionar os convidados no dia da festa. 

Não é obrigado a fazer esse tipo de serviço, mas acaba sendo um mimo agradável para seus convidados e dessa forma vai conseguir deixar eles mais a vontade... Porque vamos combinar, quem não gosta de ser recebido com uma bebidinha gostosa?   

*Mas vale lembrar que o Welcome Drinks não tem nada a ver com o bar do casamento, essas não são as mesmas bebidas que vão ser servidas a noite toda. 

Mas o que é servido no Welcome Drinks?

Depende muito dos noivos, horário e local da cerimônia.Se optarem por casar na praia o ideal é escolher bebidas mais refrescantes. Tem casais que preferem servir bebidas sem álcool, como: sucos, águas aromatizadas, de coco ou até Sacolés. Já outros casais, entre os mais descolados e informais, preferem servir espumantes ou cervejas (as coronitas, são perfeitas pra isso, elas são pequenas, fáceis de abrir e não sujam o local).

Não recomendamos contratar um bar em separado para montar o Welcome Drinks, muitas vezes o buffet já oferece esse tipo de serviço, mas vale lembrar que não é uma obrigatoriedade dos buffets e sim o serviço extra.  Por isso antes de tudo perguntem e tirem as duvidas com o fornecedor.

(Fotos ArCa Fotografia | Love Shake)

Aproveitem as dicas e lembrem-se de experimentar tudo o que vai ser servido no dia do casamento e assim escolher a melhor opção para que a sua festa seja um sucesso! Garanto que todos seus convidados vão amar.

06 Nov 2019

Dicas de Como Escolher o Buffet de Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

08 de Jun de 2020

Kit Toalete de Casamento: Aprenda a Fazer o Seu

19 de Jun de 2019

Pedido De Casamento Em Búzios: Saiba Como

14 de Ago de 2019

Em Homenagem Aos Pais: Como Incluir o Pai no Dia do Casamento

Logo do Whatsapp