Imagem capa - Lapela do Noivo: Saiba Como Escolher  por EF Cerimonial
Dicas

Lapela do Noivo: Saiba Como Escolher

As noivas usam buquê, e os noivos? Bom, eles costumam usar flor de lapela. Um detalhe chic e sútil que dá charme ao look, além de dar destaque nos trajes dos noivos, padrinhos e pais, afinal de contas eles são os homens mais importantes do casamento e a flor mostra essa importância. É um dos poucos adornos que costumam usar, mas com certeza faz toda a diferença.



(Foto: Lenine Serejo)


Mas, vocês sabem como escolher o pequeno acessório? Acompanhe o texto de hoje que vamos dar dicas de como usar a famosa lapela.


Por que chama-se flor de lapela e como surgiu essa costume?


É simples, a lapela é a parte superior do casaco do terno, aquela que é voltada para o lado de fora e a flor vai presa do lado esquerdo do paletó (lado do coração) com um alfinete pequeno para que a flor não caia.



(Foto: Max Schwelf)


A história da lapela começou no século XIX, durante o noivado da Rainha Vitória e o Príncipe Albert e desde então esse costume mudou a vida dos casamentos.

Ele ganhou um pequeno buquê de suas flores preferidas da Rainha Vitoria, fez um corte na lapela de seu paletó e nele colocou o pequeno ramalhete para lembrar da sua amada sempre que sentisse o aroma das flores. Esse gesto se espalhou na sociedade britânica e depois para o mundo. Por isso a flor de lapela é um sinal de romantismo e elegância.


Como definir o tamanho da lapela?


O tamanho da lapela é um assunto que gera muitas polemicas, já que algumas costumam ser muito grandes e o ideal é que seja apenas um acessório sutil. O tamanho tem tudo a ver com o padrão do terno e o físico do noivo. 

O ideal é que elas tenham entre 5 a 6cm, isso é um tamanho padrão e o mais indicado. Para ternos que sejam slim, o melhor é usar lapelas finas, já que deixa o homem mais longilíneo. Lembrando que alguns preferem as lapelas mais largas, mas isso tem a ver com o estilo do noivo. Só não esqueça, a ideia é que a flor de lapela seja discreta mesmo o noivo sendo alto ou baixo. O bom é vocês conversarem com seu florista ou decorador antes do casamento, assim chegam a um acordo para deixar a lapela no seu gosto. 



(Foto:  Thay Rabello)


Como escolher a flor?


Para começar o ideal é que a lapela do noivo combine com o buquê da noiva. Já que, como diz a tradição, é uma forma de representar o amor entre os dois. Outros fatores para se levar em consideração é a cor do terno, o horário da cerimônia e o estilo do casamento. 

Os ternos escuros combinam mais com flores claras, como brancas por exemplo, impossível errar! Essas nunca saem de moda e combinam com quase todos os estilos de casamentos e já para aqueles que preferem cores ou sair um pouco do clássico, podem escolher flores como jasmim,suculentas e até orquídeas com cores vivas (combinam muito bem para os casamentos na praia). Mas sempre respeitando a noiva, para que na hora de subir ao altar tudo fique em harmonia, porque vamos combinar, se a noiva estiver com um buquê todo branco e delicado não vai pegar muito bem que você esteja com uma lapela com cores vivas e chamativas. Quem tem que chamar a atenção são vocês, não os acessórios, certo?



(Fotos: Guilherme Tonna | Emiliano Féo | Fer Shuett | GF Photos )



(Foto: Aloha Fotografia)


Ah e uma dica importante: Lapela não é o bolso. Nunca se coloca a flor no bolso do paletó. No bolso é recomendado colocar os lenços finos. Mas ai você se pergunta “quantas coisas para colocar no paletó?” quando você usar a flor de lapela dispense o lenço e se fizer questão de usar lenço no bolso pode até colocar lapela, mas ela tem que ser bem pequena assim não fica tudo muito exagerado, lembre-se menos é mais.



(Fotos: Guilherme Tonna)


Gostou das nossas dicas para escolher uma linda flor de lapela? Para conferir outras dicas como essas, basta você dar uma olhada em nossos posts anteriores.