Imagem capa - O Que Não Pode Faltar No Dia Do Casamento: PARTE 2 - A FESTA por EF Cerimonial

O Que Não Pode Faltar No Dia Do Casamento: PARTE 2 - A FESTA

Na primeira parte falamos sobre o que não pode faltar na hora da cerimônia, agora vamos falar sobre o que não pode faltar na festa de casamento.

Sabemos que esse é o momento mais esperado do dia. Foram tantos meses dedicados a organização e correndo atrás para que tudo seja perfeito, essa é a hora de relaxar, curtir e aproveitar o máximo.



(Foto: Guilherme Tonna)


Listamos o que não pode faltar para que sua festa seja um sucesso. 


  • Decoração com a personalidade dos noivos:


É o que torna o casamento um grande evento, é a essência do grande dia. Assim que o local onde a festa vai ser realizada é a hora de decidir como vai ser a decoração, procurando que seja sempre no estilo de vocês.

Cada casamento tem um estilo e característica diferente. Vocês podem dar identidade para a festa que pode ser criada por meio de cores, objetos, mobílias e arranjos de flores, também é muito importante ter uma boa iluminação, o que dá harmonia ao ambiente e deixa tudo muito mais bonito. O legal é que os convidados olhem para o lugar e pensem “nossa, isso é a cara deles”. 

Investir em uma decoração é essencial, é o que vai tornar o local escolhido inesquecível e uma bela festa faz toda diferença, não é mesmo?!. Embora para alguns noivos a decoração não seja prioridade e prefiram focar no buffet ou na diversão dos convidados.



(Fotos: Lenine Serejo | Giovani Garcia)

(Foto: Guilherme Tonna)


  • Buffet, como saber escolher: 

  • O buffet do casamento é um dos itens mais importantes da festa. Agradar todo mundo não é uma tarefa fácil, porém, não é impossível!

Para escolher o que servir em um buffet de casamento vocês devem ficar atentos em alguns detalhes, por exemplo horário de cobertura do serviço, quantidade de convidados, como vai ser a festa e o mais importante qual vai ser o orçamento destinado para isso. É importante fazer degustação de no mínimo 2 buffets antes de decidir qual vai ser o escolhido, conhecendo a qualidade da apresentação e do sabor do menu.

Também é importante consultar antes da contratação se o Buffet tem opções de cardápio caso os noivos ou convidados tenham alguma restrição alimentar e também pratos vegetarianos e veganos.



(Fotos: Guilherme Tonna) 


  • A cereja do bolo:

O famoso bolo do casamento, sem dúvidas é um dos grandes destaques da mesa de doces e da festa, precisa ser escolhido com cuidado. Não somente pela aparência, mas além disso deve ser gostoso e de ótima qualidade.

Vários detalhes devem ser levados em consideração na hora da escolha:

- o tamanho e a quantidade de andares: cuidado para não exagerar na altura, se ficar muito alto vai estar desproporcional na hora das fotos (não queremos que ele se destaque mais que os próprios noivos).

- Definir o estilo: sempre de acordo com a decoração. 

- sabor: sempre é melhor quando os sabores são minimalistas do tipo chocolate, doce de leite, creme com morango. Com esses sabores não tem como errar! Todo mundo gosta e fica feliz.

- Calor: Fique atento ao local onde ficará a mesa e a resistência da cobertura e recheio em locais abertos e quentes, o que é comum em casamentos diurnos e ao ar livre. Para evitar contratempos, uma boa opção é um Bolo “Fake”, que fica na mesa enquanto o bolo de corte fica em local refrigerado até o momento de ser servido.

- Degustação, sempre é importante.



(Foto: Caipora Fotografia)


  • Docinhos são uma explosão de sabores: 

Oferecer doces no casamento é uma tradição: para dar sorte e desejar uma vida doce aos noivos.

Sem dúvidas a mesa de doces é um dos locais mais cobiçados da festa. Quase sempre liberados mais ao final da festa, cria-se aquela expectativa sobre o bolo e os docinhos e quando chega a hora faz a alegria das crianças e adultos. É muito bom ter uma mesa de doces bem diversificada, com estilos e formatos diferentes, assim vai satisfazer todos os paladares.

Ah, Os Bem Casados! Estes não podem faltar, pode ser o tradicional ou uma das várias opções que se tem hoje, como por exemplo o de chocolate, red velvet, brownie e até mesmo uma miniatura de bolo de rolo.




(Fotos: Aloha Fotografia)


  • Boa música sempre!:

Para que a festa seja um sucesso é logico que não pode faltar música. A onda é sempre ter um bom DJ, isso vai deixar tudo mais animado e vai fazer com que todos se divirtam, além de saber o momento certo para cada música, mantendo a animação da pista, para que os noivos curtam ao máximo com seus convidados, liberando todas as energias acumuladas ao longo desses meses de preparação.

Alguns casais além de ter DJ gostam de escolher uma atração a mais para a festa, isso pode ser uma banda, escola de samba (hoje em dia existem das mais tradicionais até algumas mais modernas), tambores de LED e tinta (essa é uma opção interessante, porque integra a banda com o dj).

Ter opções de integração é ótimo, pois os convidados ficam mais animados e interagem mais no casamento.



(Foto: Lenine Serejo)


  • Vale conforto:

A festa rolando, todo mundo se divertindo, mas pera aí, tem algumas madrinhas e convidadas sentadas... Claro! O salto...

Chega uma hora que ninguém aguenta mais bancar a elegante e opta por tirar o sapato (quem nunca?). Por isso, por que não proporcionar um vale conforto para os convidados? Pode ser uma havaiana tradicional (muitos optam por deixar elas personalizadas com a data do casamento e as inicias do casal) ou até mesmo rasteirinhas para as mulheres. Além de dar descanso aos pés vai fazer com que todos aproveitem a festa até o final. 

Pode parecer clichê distribuir Havaianas, mas chega um ponto da festa que pode ter pedaços de vidros no chão e isso permite com que ninguém se machuque e vá parar no hospital com o pé todo cortado!



(Fotos: Jacqueline Trama | Aloha Fotografia)


  • Wedding bar, seus shots e drinks

Outro local muito cobiçado e movimentado na festa, o bar de drinks. É um dos serviços mais amados pelos convidados, por isso o ideal é contratar um bar que tenha uma boa variedade de drinks e bebidas dessa forma vão poder atender todas as preferências.

-Assim como tudo do casamento, o bar também tem que ser personalizado, desde o mobiliário que deve estar integrado com a decoração, até a apresentação dos drinks, a louça utilizada e vestuário de seus funcionários.

-As bebidas de primeira qualidade (não queremos ninguém passando mal), busquem boas marcas nacionais ou internacionais. As frutas para os drinks, devem estar sempre frescas, isso ajuda no sabor da bebida, assim como as demais especiarias usadas devem ser de boa procedência também.

- Para o Bar também é importante a degustação, para conhecer e definir quais os drinks serão servidos, a qualidade dos insumos e apresentação.

- Saber quais são os shows oferecidos pelos bar de drinks. Podendo ter desde shots flambeados, até ter uma pessoa do bar que passe pelos convidados  oferecendo com uma mochila drinks com energeticos. Os convidados adoram e da uma ajudinha para todos curtirem mais a festa.



(Fotos: Guilherme Tonna | André Vanzin)



Lembre-se não existe uma regra sobre o que ter ou não ter na festa, tudo vai depender do casal e das suas preferências. Cada casamento é único e especial!