03/07/2019 às 19:29 Dicas

Votos de Casamento: Dicas Para o Discurso Perfeito

486
3min de leitura

O momento mais esperado da cerimônia com certeza é a troca de votos de casamento. É o momento no qual os noivos fazem promessas, declarações de amor, homenagens.. ahhh! É impossível não "cair de amores" pelo casal.

Mas acredite ou não, a maioria nem sabe por onde começar. É muito normal ficar na dúvida, afinal, possivelmente esse vai ser um dos textos mais importantes que você vai escrever.

(Guilherme Tonna)

Por onde começo?

Antes de tudo, escreva os votos com antecedência! Tudo precisa ser revisado, bem elaborado e editado váarias vezes, de forma que cada palavra tenha um significado diferente para vocês. 

Não há um protocolo a seguir. Alguns cantam, outros preferem poesias, alguns fazem listinha do que fez se apaixonar pelo parceiro.. e por ai vai.

Lembre-se que o ideal é que você escolha um que seja a sua cara, desde que você diga o que sente sinceramente.

Faça uma lista

Fazer uma lista de coisas que você gostaria de dizer durante os votos de casamento pode te ajudar a dar uma orientação do que você quer dizer. Pense em todas as coisas que fizeram seu coração bater. 

Pode ser de forma bem resumida: 

 Como se conheceram 

• O primeiro beijo 

• O que sinto quando estamos juntos 

• O que desejo para nós

• Promessas para vida a dois

• Uma mensagem especial

(Aloha Fotografia)

"É que nunca foi sobre onde, mas porque estamos aqui. E se às vezes tudo parece dar errado, tá tudo certo, porque tenho você. E seu amor é a única certeza que preciso nessa vida." - Votos da Léticia / (Léticia&Vitor)

Seja auténtico 

Tenha certeza que seu texto transmita exatamente o que você é e o que você sente. Você pode procurar algumas referencias de votos na internet, mas tome cuidado porque nem sempre esses textos irão combinar com a sua história de amor ou sua personalidade. 

Dica de ouro: Não faça copia de textos. 

Sinceridade é o essencial para tornar seus votos o mais genuíno possível.

Faça promessas! 

Promessas são sempre bem-vindas ! Afinal, os votos servem pra isso. É o momento para falar tudo o que sente para a pessoa amada, aquelas juras de amor da época do namoro agora podem ser relembradas e reafirmadas.

(Guilherme Tonna)

Não tenha vergonha, esqueça que estão te olhando.

Uma dica legal para aqueles que ficam com vergonha de falar na frente dos convidados é treinar o discurso dias antes da cerimônia. Assim também vão conseguir ter uma ideia de como será a sensação de dizer tudo o que sente em voz alta e já ficam mais preparados para enfrentar a plateia.

Veja as qualidades

Esqueça que seu amor tem aqueles “defeitinhos”. Remarque as qualidades dele e tudo o que você sente quando está perto. Não coloque seu parceiro em uma situação constrangedora. Seus convidados devem rir com você e não de você.

Seja breve

Declarações longas podem cansar os convidados. A ideia é que seus convidados prestem atenção no que você está dizendo. Por isso não tenha vergonha de se expressar, mas entenda que os convidados querem ouvir apenas o básico. 

Vocês podem fazer uma versão mais longa e entregar para seu parceiro depois que toda a cerimonia passar.

(Gui Guedes)

Capriche! Personalize seus votos 

Escrever seus votos em uma folha rascunho e depois passar para um papel beem bonito é uma dica bacana para aqueles que desejam guardar seus votos de casamento. 

Respirando fundo: Respire fundo e se joga!

Faça a declaração olhando nos olhos. Esqueça as pessoas ao seu redor, esse momento é apenas seu e do seu amor. Se ficar nervoso ou gaguejar, não se preocupe, vão achar um gesto fofo demais. Apenas sorria e continue. 

O mais importante dos votos é que eles devem ser autênticos e a cara de vocês!

03 Jul 2019

Votos de Casamento: Dicas Para o Discurso Perfeito

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

08 de Jun de 2020

Kit Toalete de Casamento: Aprenda a Fazer o Seu

19 de Jun de 2019

Pedido De Casamento Em Búzios: Saiba Como

14 de Ago de 2019

Em Homenagem Aos Pais: Como Incluir o Pai no Dia do Casamento

Logo do Whatsapp