27/05/2020 às 19:00 Búzios

Casamentos Na Igreja Sant'Anna - Búzios

1486
5min de leitura

Quando pensam casar em Búzios, automaticamente vem na cabeça pé na areia, praia, beira mar... mas se vocês são daquele casal que ainda assim não querem abrir mão do casamento religioso, fiquem calmos porque Armação dos Búzios conta com igrejas super charmosas para realizar esse sonho e ainda por cima sem perder o estilo “praia”.

Búzios conta com duas igrejas católicas: Igreja Sant’anna e a Igreja Santa Rita de Cassia. A primeira é uma das mais antigas da cidade, construída em 1740 e localizada no Morro de Sant’Anna, entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação, isso faz com que a igreja tenha uma vista de tirar o folego tanto durante o dia, quanto na noite. Já a Igreja Santa Rita de Cassia é a igreja matriz da cidade e está localizada na entrada de Geribá, destaca-se pelo estilo simples e pintoresco e tem uma decoração interior com vitrais e mosaicos.

Igreja de Sant'Anna

(Fotos: Thay Rabello | Emiliano Feo | Gabriel Lopes)

Igreja Santa Rita de Cassia:

(Fotos: Studio  Fernandes)

#DicaEFCerimonial: Para casamentos com uma grande quantidade de convidados é melhor optar pela Igreja Santa Rita, que acomoda até 400 pessoas. Já a Igreja Santa’anna é ideal para casamentos menores, ela acomoda 40 pessoas.

O que é preciso para realizar o casamento na igreja em Búzios: 

Reservando a data do grande dia:

Antes de começar a organizar o casamento, vocês devem definir uma data para assim poder começar a fazer a reserva do local.

Como faço a reserva para as igrejas de Búzios?

Para noivos que são de outra paroquia, cidade ou estado

1 passo: Devem dar entrada em toda documentação religiosa através da paroquia na cidade onde vocês residem (valido também para a habilitação civil).

2 passo: Para a reserva da data devem comparecer a secretaria paroquial para consultar a disponibilidade da data. Em caso de disponibilidade, será marcada uma reunião no qual é feita a assinatura do contrato de reserva da igreja.

3 passo:O Processo deve ser entregue pronto na paróquia onde acontecerá o casamento 45 dias antes da Data Marcada.

4 passo: Deverão pagar a taxa da igreja que deverá ser paga integralmente no dia da assinatura do contrato e reserva da data.

Taxa da Igreja: deverá ser paga somente em dinheiro ou depósito bancário e o valor é de 4 salários mínimos.

DicaEFCerimonial: Os horários e dias da semana disponíveis para a celebração do casamento são os seguintes: sextas-feiras às 18h e sábado às 16h. Todos os horários são referentes às igrejas de Sant’Anna e Matriz de Santa Rita.

(Foto: Fluvia Defante)

Para noivos que são de outro país

Para os casais que moram fora do pais, mas que  desejam se casar na igreja, devem dar entrada em toda a documentação religiosa através da paróquia onde residem. Devem realizar o casamento civil com certa antecedência, já que a certidão de casamento deve estar traduzida e juramentada através do consulado.

Documentos necessários para realizar o casamento religioso:

Antes de tudo devem estar cientes que em um casamento existe uma parte burocrática, veja os documentos necessários para realizar a cerimônia em tranquilidade:

Licença (transferência) de paróquia, ela somente é necessária quando o casamento é feito em uma paroquia diferente de um dos noivos;•Cópias do RG e CPF de cada um;•Certidão de batismo dos noivos;• Certificado de curso;• Carta do padre da identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paroquia)•Ficha de duas testemunhas (não pode ser pai, mãe e nem menores de 18 anos). A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço, de cada uma das testemunhas.•Taxa da igreja

(Foto: Studio Fernandes)

#DicaEFCerimonial: Quando o assunto é casamentos religiosos o indicado é que comecem a ser organizados de 8 meses a um ano antes, já que alguns processos podem ser mais demorados.

O que é o curso dos noivos?

O curso dos noivos é essencial para casar-se na igreja, ele ensina e explica como a futura família deve ser administrada e como superar todas as situações com a ajuda de Deus. Mais por que é obrigatório fazer o curso? Bom, é obrigatório porque muitos casais optam se casar na igreja por tradição e não por um sentimento maior.

Quanto tempo antes devemos realiza-lo?

Alguns noivos começam a organizar o casamento e começam esquecer do curso dos noivos, mas não podem deixar para o final. Ele deve ser realizado com no mínimo 6 meses de antecipação e pode ser feito em qualquer paroquia.

#DicaEFCerimonial: o curso pode ser realizado em qualquer paroquia escolhida pelos noivos, caso isso aconteça, devem levar o certificado de conclusão do curso na igreja que foi escolhida para realizar o casamento.

Casamentos civis com efeito religioso:

Para aqueles casais que desejam realizar os dois ao mesmo tempo, é possível! Chama-se casamento religioso com efeito civil.

O celebrante realiza o civil e o religioso ao mesmo tempo, depois da cerimônia o casal recebe um documento que chama-se Termo Religioso com Efeito Civil.

(Foto: Studio Fernandes)

Como validar essa união?

1 passo:após a cerimônia, os noivos devem voltar a igreja para retirar o Termo Religioso com Efeito Civil;2 passo: devem reconhecer a firma do celebrante;3 passo: e por ultimo devem comparecer no cartório (deve ser o mesmo que vocês deram entrada no processo de habilitação de casamento) e assim substituir o Termo Religioso com Efeito Civil com Efeito Civil pela certidão de casamento;

#DicaEFCerimonial: vocês tem um prazo de 90 dias após a celebração, uma vez passado esse tempo o casamento na igreja não terá validade na sua vida civil.

Decorando o ambiente:

As cerimonias sempre são lindas e emocionantes, mas para deixá-la mais aconchegante e a cara de vocês é preciso montar uma linda decoração.Antes de tudo vocês devem verificar se terão outras celebrações no mesmo dia e se existe alguma restrição, mas isso vocês vão saber apenas 6 meses antes da data do evento, quando a igreja já tiver o número final de casamentos do dia. Aqui em Búzios a Igreja geralmente indica uma decoradora que muitas vezes acaba sendo a mesma das outras cerimônias, mas os noivos são livres de procurar outro fornecedor. 

Caso vocês prefiram a decoradora que a igreja indica, devem entrar em contato com a mesma, com antecedência, para ser passados valores e ser acertada a decoração.

(Foto: Thay Rabello)

Escolhendo as músicas:

Na hora de escolher as músicas para a cerimônia, vocês podem optar pela equipe de musica da igreja ou contratar por fora o som de cerimônia, sempre e quando essas bandas respeitarem as regras que a igreja pede. As musicas devem ser escolhidas e passadas para a equipe 1 mês antes do casamento, lembrando que vocês poderão escolher somente as musicas que estejam na lista que a paroquia passar.

PARÓQUIA SANT’ANNA E SANTA RITA DE CÁSSIAEndereço: Av José Bento Ribeiro Dantas, 3333 – ManguinhosTel: (22) 26236530 E-mail: [email protected]

O mais importante independente do local, é que o casamento seja do jeitinho que vocês sempre idealizaram! E que esse dia seja repleto de alegrias e amor. Para mais dicas como essas, entre em nosso site.

27 Mai 2020

Casamentos Na Igreja Sant'Anna - Búzios

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

15 de Abr de 2020

Casamento Pé na Areia em Búzios: O que Você Precisa Saber

18 de Fev de 2020

Casamento Civil em Búzios: O que Você Precisa Saber

14 de Mar de 2019

Renovação de Votos em Búzios

Logo do Whatsapp