04/02/2020 às 19:52 Dicas

O que Todo Convidado de Casamento Deve Saber

781
6min de leitura

Sabemos que quando vocês são convidados para um casamento podem surgir algumas dúvidas, por exemplo: o que vestir quando a cerimônia é na praia, quanto tempo antes se deve chegar no local, como vão se transportar até lá... Por isso que nós da EF Cerimonial criamos um manual para aclarar essas dúvidas e de quebra dar algumas dicas. 

(Foto: Love Shake)

A vestimenta: 

Devemos esclarecer que não existem regras de como se vestir para um casamento na praia, mas se devem tomar pequenos cuidados para não fazer feio nesse grande dia.

#Regra1: Antes de tudo preste atenção no convite de casamento, sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Então com o convite é mais ou menos isso, ele vai ser o responsável por contar um pouco sobre como vai ser a cerimônia e a festa. Nele vai vir informado se o evento acontece a tarde ou a noite, no caso dele ser um convite mais clássico com certeza a festa vai ser mais formal, agora por exemplo, se for um pouco mais descontraído quer dizer que vai ser um casamento casual. E atenção, muitas vezes no mesmo convite já vem descrito o Dress Code, ai é um bingo! Não tem como errar.

(Foto: Aloha Fotografia)

(Foto: Guilherme Tonna)

#Regra2: Na hora de escolher a roupa é preciso levar em consideração três coisas: seu estilo, horário da festa e clima do local onde vai ser realizado o evento. No caso de casamentos em Búzios as festas costumar acontecer a tarde, geralmente são festas a céu aberto, com temperaturas altas e as vezes pode acontecer de ter um pouco de vento no dia ou noite adentro. Ou seja, o ideal é escolher vestidos que sejam leves, mas não esquecer de levar algum abrigo fino por se o tempo decidir mudar de uma hora para outra.

(Fotos: Fer Suhett | Aloha Fotografia)

#DicaEFCerimonial: Os tecidos indicados podem ser: seda, crepe, musseline, organza e linho. Eles têm um caimento lindo, dão movimento ao look e combinam com os climas tropicais. Tente evitar muito brilho e pedraria, use-as na medida certa.

#Regra3: Sobre a escolha da cor do vestido é meio difícil qual é a certo ou errado, mas podemos dizer que para casamentos ao ar livre e de dia o ideal é optar por cores claras, tons pasteis e tudo que remeta ao dia. Não estamos dizendo que não possam usar cores fortes, mas sempre na medida certa.

No caso das estampas o ideal é escolher aquelas que não sejam de alto contraste (no caso que você seja madrinha não use vestido estampado, prefira vestidos lisos) o melhor sempre é escolher as estampas delicadas.

(Foto: Guilherme Tonna | Lenine Serejo |  Studio Couplé)

#DicaEFCerimonial:Vestido preto, branco (ou semelhantes) e com cumprimento muito curto, JAMAIS! Lembre-se que um casamento é uma festa mais intima e familiar. Além de que ninguém quer competir com a noiva, não é certo?

#Regra4: Quando falamos de casamento na praia ou casamento em Búzios automaticamente pensamos: sapato baixo! e é isso mesmo. A melhor opção para esse tipo de evento é escolher sapatos que não tenham salto, por exemplo, as rasteirinha ou sandálias.Nada de chinelos! Que seja um casamento na praia e mais despojado não quer dizer que não devam ir arrumados. Sempre opte pelo conforto, mas não perca a classe.

(Fotos: Guilherme Tonna | Lenine Serejo | Léo Stacioli)

#DicaEFCerimonial: Aqui em Búzios as cerimonias geralmente acontecem em lugares com muito gramado ou em lugares com decks de madeira, imagina você com um saltão afundando sempre que pisa, não ia ser nada legal. Então se você é daquelas convidadas que não abre mão do salto, prefira aqueles que proporcionem mais estabilidade como os saltos Anabela.

#Regra5: No caso dos homens para casamentos mais casuais o ideal é optar por ternos e camisas de linho ou algodão (se o casamento for mais formal escolham terno completo). Esqueçam os tecidos muito pesados, eles não combinam com o tema praia.

(Fotos: Aloha Fotografia | Studio Couplé | Lenine Serejo | Guilherme Tonna)

#DicaEFCerimonial: Na hora de escolher os sapatos prefiram os mocassins sem cadarço e de preferência escolher o tom de acordo com o terno escolhido.

#Regra6: Sabe aquela frase “menos é mais”? Então é isso que se aplica na hora de fazer o cabelo e maquiagem para casamentos na praia ou ao ar livre. Esqueça o olhão marcado e o batom vermelho, prefira batom cor de boca, olhos suaves e a pele o mais natural possível. 

Como durante o dia tem altas temperaturas não muito legal você ficar derretendo com a maquiagem. Já no caso dos seus cabelos tentem deixar o mais natural possível. As únicas pessoas que podem se destacar no dia são a noiva (obvio) e as mães, então esqueçam os grandes penteados, os apliques e tudo que seja extravagante.

(Fotos ilustrativas retiradas da internet)

#DicaEFCerimonial: Um penteado com cabelo solto, levemente presos ou preso lateral é uma ótima opção.

Seja um convidado exemplar:

#Regra1:Se o convite dizer que vocês devem estar no local as 4, então você devem estar no local as quatro. As cerimonias não esperam e vamos combinar, fica feio chegar atrasado ou simplesmente chegar quando já está acabando. Se você foi convidado é porque os noivos consideram que a sua presença vai ser importante. Faça bonito, evite atrasos!

(Foto: Léo Soares)

#DicaEFCerimonial:Os casamentos em Búzios geralmente acontecem na hora do pôr do sol, então realmente tudo é sempre muito cronometrado assim não perdemos o grande momento.

#Regra2: Quando o casamento acontece fora da sua cidade natal procure se informar como chegar até o local onde vai acontecer a festa. Dependendo do mês e da época pode acontecer de ter muito trânsito, por isso procure se informar como está o trânsito esse dia, dessa forma não vão correr o risco de chegar tarde ou até mesmo se perder.

#DicaEFCerimonial: Armação dos Búzioscostuma ficar muito cheio em finais de semana ou feriados, por isso se vocês vierem de cidades vizinhas prefiram chegar um dia antes. Dessa forma vão conseguir descansar para a festa e se arrumar com antecedência. Tudo o que é bem planejado sai melhor!

#Regra3: Evite ficar andando de lá pra cá quando a cerimônia estiver acontecendo, isso chama a atenção e tira a atenção dos outros convidados (sem falar que atrapalha a fotografia e filmagem). Tente achar um lugarzinho e fique ai até o final.

(Foto: GF Photos)

#DicaEFCerimonial: Nunca, jamais em hipótese alguma ande pela passarela ou tapete que leva até o altar. Procure andar pelos corredores laterais.

#Regra4: Toda festa tem um cronograma, isso é fato então respeite-o. O cronograma é criado pelo cerimonial junto com os noivos, ou seja, todos executam as tarefas como foi planejado. Por isso como convidados, respeitem os tempos! Não corram atrás dos noivos pedindo foto ou para parabeniza-losfora de hora. Aguarde sempre o momento certo.

(Foto ilustrativa retirada da internet)

#Regra5:Hoje em dia temos a mania de querer postar tuuudo em redes sociais, queremos ter um registro de cada momento que acontece em nossas vidas... Mas será que os noivos realmente querem essa exposição toda? Então seja educado, coloque o celular em silencio ou desligado, mantenha-se presente, respeite os noivos e aproveite o dia!

#Regra6: Se o banco diz “reservado”, respeite. Muitos noivos marcam alguns lugares específicos para pessoas da família.

#Regra7: Atenção por favor, não leve embora os arranjos e decorações! Os noivos pagam por isso depois. 

Antes de ir embora da festa, agradeça e elogie. Os noivos com certeza vão ficar felizes e realizados, no final, eles organizaram tudo com muito amor para vocês!

Leia também: Etiquetas De Um Convidado: Como Se Comportar no Dia do Casamento.

04 Fev 2020

O que Todo Convidado de Casamento Deve Saber

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

08 de Jun de 2020

Kit Toalete de Casamento: Aprenda a Fazer o Seu

19 de Jun de 2019

Pedido De Casamento Em Búzios: Saiba Como

14 de Ago de 2019

Em Homenagem Aos Pais: Como Incluir o Pai no Dia do Casamento