09/10/2019 às 20:42 Dicas

Lapela do Noivo: Saiba Como Escolher

1249
3min de leitura

As noivas usam buquê, e os noivos? Bom, eles costumam usar flor de lapela. Um detalhe chic e sútil que dá charme ao look, além de dar destaque nos trajes dos noivos, padrinhos e pais, afinal de contas eles são os homens mais importantes do casamento e a flor mostra essa importância. É um dos poucos adornos que costumam usar, mas com certeza faz toda a diferença.

(Foto: Lenine Serejo)

Mas, vocês sabem como escolher o pequeno acessório? Acompanhe o texto de hoje que vamos dar dicas de como usar a famosa lapela.

Por que chama-se flor de lapela e como surgiu essa costume?

É simples, a lapela é a parte superior do casaco do terno, aquela que é voltada para o lado de fora e a flor vai presa do lado esquerdo do paletó (lado do coração) com um alfinete pequeno para que a flor não caia.

(Foto: Max Schwelf)

A história da lapela começou no século XIX, durante o noivado da Rainha Vitória e o Príncipe Albert e desde então esse costume mudou a vida dos casamentos.

Ele ganhou um pequeno buquê de suas flores preferidas da Rainha Vitoria, fez um corte na lapela de seu paletó e nele colocou o pequeno ramalhete para lembrar da sua amada sempre que sentisse o aroma das flores. Esse gesto se espalhou na sociedade britânica e depois para o mundo. Por isso a flor de lapela é um sinal de romantismo e elegância.

Como definir o tamanho da lapela?

O tamanho da lapela é um assunto que gera muitas polemicas, já que algumas costumam ser muito grandes e o ideal é que seja apenas um acessório sutil. O tamanho tem tudo a ver com o padrão do terno e o físico do noivo. 

O ideal é que elas tenham entre 5 a 6cm, isso é um tamanho padrão e o mais indicado. Para ternos que sejam slim, o melhor é usar lapelas finas, já que deixa o homem mais longilíneo. Lembrando que alguns preferem as lapelas mais largas, mas isso tem a ver com o estilo do noivo. Só não esqueça, a ideia é que a flor de lapela seja discreta mesmo o noivo sendo alto ou baixo. O bom é vocês conversarem com seu florista ou decorador antes do casamento, assim chegam a um acordo para deixar a lapela no seu gosto. 

(Foto:  Thay Rabello)

Como escolher a flor?

Para começar o ideal é que a lapela do noivo combine com o buquê da noiva. Já que, como diz a tradição, é uma forma de representar o amor entre os dois. Outros fatores para se levar em consideração é a cor do terno, o horário da cerimônia e o estilo do casamento. 

Os ternos escuros combinam mais com flores claras, como brancas por exemplo, impossível errar! Essas nunca saem de moda e combinam com quase todos os estilos de casamentos e já para aqueles que preferem cores ou sair um pouco do clássico, podem escolher flores como jasmim,suculentas e até orquídeas com cores vivas (combinam muito bem para os casamentos na praia). Mas sempre respeitando a noiva, para que na hora de subir ao altar tudo fique em harmonia, porque vamos combinar, se a noiva estiver com um buquê todo branco e delicado não vai pegar muito bem que você esteja com uma lapela com cores vivas e chamativas. Quem tem que chamar a atenção são vocês, não os acessórios, certo?

(Fotos: Guilherme Tonna | Emiliano Féo | Fer Shuett | GF Photos )

(Foto: Aloha Fotografia)

Ah e uma dica importante: Lapela não é o bolso. Nunca se coloca a flor no bolso do paletó. No bolso é recomendado colocar os lenços finos. Mas ai você se pergunta “quantas coisas para colocar no paletó?” quando você usar a flor de lapela dispense o lenço e se fizer questão de usar lenço no bolso pode até colocar lapela, mas ela tem que ser bem pequena assim não fica tudo muito exagerado, lembre-se menos é mais.

(Fotos: Guilherme Tonna)

Gostou das nossas dicas para escolher uma linda flor de lapela? Para conferir outras dicas como essas, basta você dar uma olhada em nossos posts anteriores.

09 Out 2019

Lapela do Noivo: Saiba Como Escolher

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

08 de Jun de 2020

Kit Toalete de Casamento: Aprenda a Fazer o Seu

19 de Jun de 2019

Pedido De Casamento Em Búzios: Saiba Como

14 de Ago de 2019

Em Homenagem Aos Pais: Como Incluir o Pai no Dia do Casamento

Logo do Whatsapp