04/09/2019 às 16:15 Diversas

Etiquetas De Um Convidado: Como Se Comportar no Dia do Casamento

657
4min de leitura

Que alegria, você foi convidado para um casamento! Mas, quem não está acostumado com esse tipo de evento muitas vezes não sabe como se comportar. Acredite, existem sim algumas regrinhas básicas para esse dia... Por isso, hoje vamos te guiar com dicas de etiqueta para que você como convidado, parente ou padrinho possa aproveitar sem passar vergonha (ou tentar).

(Foto: Léo Stacioli)

PROTOCOLOS:

-Agradeça:

Assim que receber o convite, agradeça! Ser convidado é uma honra, então em primeiro lugar agradeça ao casal por te convidar para esse dia. Afinal organizar um casamento não é nada fácil e escolher quem vai participar desse dia muito menos, a lista costuma ser milimetricamente pensada.

- Não leve pessoas que não foram convidadas:

Quando o convite estiver somente com o nome de uma pessoa, é porque somente essa pessoa está convidada para o evento. Caso queira levar alguém, antes de tudo pergunte para os noivos se pode levar um acompanhante. Não cai bem aparecer no dia com alguém que não foi convidado e muito menos “pedir convites extras”.

-Confirme o RSVP:

O RSVP é extremamente importante para o planejamento do casamento. Entrar em contato para confirmar a presença no evento é essencial para os noivos, dessa forma eles conseguem saber a quantidade aproximadamente de convidados e isso é muito importante para o controle junto ao buffet, local, etc.

Nunca confirme a presença por Whats App para os noivos, no convite eles costumam colocar quem é responsável por esse serviço ou a até muitas vezes a confirmação pode ser feita através da página do casamento. Não esqueça, confirme com antecedência e caso surja algum imprevisto que o impeça de comparecer, avise!

(Foto: Studio Couplé)

- Presentes

Os presentes não devem ser entregues durante a cerimônia ou a festa. O ideal é que sejam entregues com antecedência na casa dos noivos.

VESTIMENTA:

-Branco jamais! 

Mulheres, não vistam branco, pérola ou marfim! Às vezes alguns noivos optam para que o Dress Code seja Off White, caso contrário não use. Somente a noiva deve usar branco no dia.

(Foto: Patrick Noc)

-Respeite o Dress Code:

Se no convite vier especificado o tipo de roupa que devem usar, tem que ser respeitado.

Todo traje deve estar de acordo com horário e o estilo do casamento. Por exemplo, se o Dress Code for informal, não quer dizer que você vai vestir jeans e camiseta, no caso das mulheres podem usar calças ou vestidos de tecidos leves e para os homens ao invés de usar sapatos sociais, podem optar por mocassins.

DURANTE O DIA:

- Não pode faltar:

Caso seja convidado para a cerimônia, faça o possível para comparecer. Se for direto para o momento da festa vai passar uma má impressão e lembre-se a única pessoa que pode se atrasar no dia é a noiva! Tente respeitar o horário informado no convite e quando chegar no local procure o cerimonialista ou pessoas da organização e perguntem onde podem se sentar porque geralmente as primeiras fileiras estão reservadas para os familiares e padrinhos dos noivos.

Sem ser deselegante!

Durante a festa evite alguns gestos e especialmente não roube a atenção. A noite (ou o dia) é exclusivamente dos noivos então não insista em ser filmado ou fotografado, aja sempre naturalmente.

-Se levar as crianças, cuide delas!

Se você não tem com quem deixar as crianças, pode levá-las desde que fique de olho. Esteja ciente que, ficará um pouco mais limitado para curtir a festa. Não é legal deixar as crianças soltas sem supervisão, às vezes pode ser perigoso, principalmente se o lugar tiver piscina, escadas e instalações elétricas ao alcance, ninguém quer que acidentes aconteçam, por isso atenção máxima com os babys. E lógico, ao confirmar sua presença procure saber se vai ter espaço kids ou entretenimento para as crianças, informe também que vai levar os pequenos.

(Foto: Guilherme Tonna)

-Não leve o que não te pertence!

Nada de levar os arranjos ou peças de decoração porque depois quem paga tudo isso são os próprios noivos (só se forem lembrancinhas, caso contrário admire e deixe no lugar). Pedir bolo, docinhos ou qualquer outra coisa para levar pra casa não cai bem e é super deselegante. Leve os Bem-casados e brownies, que geralmente são colocados em local próximo a saída, mas seja moderado! Não vai encher os bolsos e estocar o doce para a semana toda (rsrs), comportou-se finamente até aqui, falta pouco para sair em grande estilo.

-Bom senso:

Beba com moderação, nada de queimar largada. Você não vai querer estragar uma noite como essa, né? Por tanto, não exagere. Ninguém quer ser lembrado como o bêbado da festa ou como aquele que passou mal no evento. Ao perceber que está ficando muito “animado”, está na hora de parar ou fazer uma pausa. Beba água, aproveite o buffet, vá ao toillet se recompor, assim poderá aproveitar a festa sem ser deselegante

(Foto: Lenine Serejo)

-Cansei, vou para casa

Caso você queira ir pra casa, não tem problema algum Não precisa esperar os noivos para ir embora do lugar, tão pouco ficar perguntando ou pedindo pelo corte do bolo. Simplesmente cumprimente e agradeça pelo convite.

PÓS CERIMÔNIA: 

Uma vez que passou o grande dia, o ideal é ligar para cumprimentar o casal e desejar novamente felicidades, além de agradecer por organizar uma festa linda e terem te escolhido para participar dela. Dar um feedback sempre cai bem! Mas se algo não agradou, evite as críticas. Certamente os noivos empenharam-se para oferecer o melhor, dentro de suas possibilidades, além do que é bem feio ir a uma festa, aproveitar e falar mal depois. Apenas agradeça e deseje felicidades ao casal.

(Foto: GF Photos)

Curtiram nossas dicas de como ser um bom convidado? Lembrem-se que as etiquetas são essenciais para a nossa vida! Elas ajudam vocês a se relacionar com as outras pessoas. Elegância é, acima de tudo, o respeito aos outros e bom o senso.

04 Set 2019

Etiquetas De Um Convidado: Como Se Comportar no Dia do Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

26 de Out de 2020

Bodas de Papel: Dicas para Comemorar 1 ano de Casados

02 de Out de 2019

Motivos Para O Noivo Fazer Making Of

30 de Out de 2019

Lições Que Você Aprende Com a Organização do Casamento