26/08/2019 às 20:44 Perguntas e Respostas

Vestido De Noiva: Como Escolher o Vestido Perfeito

516
6min de leitura

Escolher o vestido de noiva sem dúvidas é uma das experiências mais emocionantes que pode acontecer na vida de uma mulher. A maioria sonha com esse grande momento desde que são meninas e provavelmente já tem uma idéia do que querem para o dia do casamento... Mas muitas vezes na hora de fazer a escolha podem surgir algumas dúvidas e bater um desespero (normal rsrs).

Pensando nisso decidimos chamar a Morena Andrade, designer de vestidos de noivas e festas sob medida, para tirar todas essas dúvidas a limpo e contar um pouquinho como é essa experiência.

(Foto: Guilherme Tonna)

- O que a noiva deve considerar na hora de escolher o vestido?

-Morena Andrade: São vários pontos que a noiva deve levar em consideração na hora de escolher um vestido. Muitas pensam que é uma tarefa fácil, então acabam deixando isso para cima da hora porque já se conhecem, conhecem o corpo delas, os seus gostos, mas não é bem assim. São vários itens que devem considerar:

Primeiro de tudo é saber qual é o seu estilo, os seus gostos e especialmente não ouvir tanta gente ao redor.- O tipo de evento, para poder ficar em harmonia com o ambiente ou o estilo da festa, se é mini wedding, casamento grande ou um casamento na praia,  por exemplo- O clima do lugar e a época do ano, apesar de que noiva não sente frio nem sente calor, fica sempre na euforia rsSempre optar pelo conforto, muitas vezes dependendo da modelagem ela não consegue aproveitar, especialmente se for uma noiva que gosta de dançar até o chão ou curtir até de manhã e se no caso, ela quiser ficar como uma princesa a noite inteira não vai conseguir nem mexer os braços direito. As vezes é fisicamente impossível. 

(Foto: Caipora Fotografia)

- Quanto tempo antes se deve começar a procurar o vestido de casamento?

- MA: Muita gente acha que não precisa de tanto tempo, que é uma loucura começar a procurar o vestido tanto tempo antes porque a noiva muda de estilo,  a moda passa e isso não é verdade, quanto mais tempo antes a noiva começar a pesquisar, visitar os atelies, experimentar os vestidos, vai ser melhor. Dessa forma ela vai começar a entender que tipo de noiva ela é.

Quando a mulher vira noiva ela não necessariamente vai imprimir aquele estilo dela do dia a dia para o casamento. É um dia único, um dia de festa, um dia que ela pode ser “uma fantasia”, ou seja, ela pode ser quem ela quiser. Então não necessariamente aquela noiva que super se conhece vai saber exatamente qual é o vestido que ela quer. A antecedência é a chave do sucesso, fechou o casamento então já começa a pesquisar, começa ver lojas, começa a fazer pastinhas no Pinterest, tudo serve como referência.

E se no caso optar por vestidos sob medida, sempre o ideal é ter de 8 a 6 meses para poder escolher cada detalhe, dessa forma ao ver o vestido tomar forma a coisa flui muito mais fácil e tranquila. Tem noivas que não conseguem fazer o vestido nesse período e acabam deixando isso passar com menos tempo. Desse jeito acaba ficando muito corrido, e quanto menos tempo ela tem vai ficando ainda mais difícil fazer alguma alteração no vestido, dessa forma elas aumentam mais a ansiedade e o medo de que algo de errado.

(Foto: Guilherme Tonna)

- Como fazer para escolher o vestido certo?

-MA: A primeira dica, a mais basiquinha de todas, mas, que funciona para todo mundo é: experimentar vestidos de diferentes modelos, até mesmo aqueles que nunca tenha sonhado (um vestido bolinho, de tule ou um vestido todo de cetim, por exemplo) para ver se aquilo vai ficar bom ou não no seu corpo e se você vai gostar, porque as vezes imaginam uma coisa e no corpo muda completamente, nem sempre é compatível com a realidade.

Tem duas coisas que devem levar muito em consideração:

-O biotipo, por exemplo, se a noiva tem um peito um pouco mais pesado e ela quer um super decote nas costas tem que entender que de repente não vai sustentar tanto ou ela opta por um vestido mais sequinho mas tem um quadril que não quer enfatizar, então isso vai contra o que ela quer.-Conversar com um profissional, assim ela vai conseguir entender o que é viável para o seu corpo, o que vai ficar mais de acordo com a festa, com o horário do evento e tudo mais.

(Foto: Dan Cabral)

- Casamento na praia: Qual é o vestido ideal? 

-MA:  Pode ser um casamento pé na areia, no deck ao ar livre ou pode ser um casamento mais arrumado a noite.

Lembrando que são apenas dicas e não necessariamente uma regra, tem mais a ver com o que fica em harmonia com o todo do casamento. 

-Para um casamento que é de dia, de frente para a praia e com a brisa do mar,os vestidos mais fluidos e com menos brilho são os mais legais! Tentar optar por tecidos como a musseline, seda, crepe de orgete e escolher rendas mais leves como a francesa, chantily e a soutache, mas isso não significa que não possa botar uma renda em 3D ou em arabesco (que aliás, está em alta).  O ideal é sempre saber dosar a quantidade de brilho e de informação no vestido para não ficar muito over. -Para casamentos que são mais no finalzinho da tarde/noite da para colocar um pouco de brilho, um ponto de luz. Porque dependendo da festa todo mundo vai estar mais arrumado, então a noiva não pode ter medo de apostar. O ponto de luz pode ser de vidrilho ou de cristal que são opções delicadas e sofisticadas.-E por último outro ponto importante, as fotos pós cerimônia. Se a noiva optar por fazer fotos na praia, ela tem que ter um vestido funcional. Se ela escolher um vestido mais volumoso fica difícil para ela andar na praia ou subir nas pedras para fazer uma foto bonita.
(Foto: Guilherme Tonna)

Orçamento apertado, como lidar:

-MAO ideal é montar umaplanilha de pesquisas, valores e de orçamentos entre vestidos prontos e vestidos sob medida.

Vale lembrar que também vai depender muito do valor que ela tiver para gastar, as vezes o orçamento dela é de nove mil, mas queria um vestido de vinte, por exemplo. Então vai muito dela pesquisar, pedir valores, ligar para as lojas, para os ateliers e pedir a média de valores para entender o que vai estar dentro do seu orçamento.

Em nosso caso não temos um preço fixo. Costumamos conversar com a noiva e vemos o que é possível, as vezes dá para tirar uma renda, um pouco o brilho ou um pouco do volume da saia e assim chegar ao valor que a noiva quer. Então não precisa desanimar! É possível sim ter um vestido lindo com orçamento mais apertado.

(Foto:Dan Cabral)

- Conte um pouco como funciona o trabalho de vocês e como lida com as noivas:

-MA: Eu tenho um atelier de vestidos sob medida, tanto de casamentos, quanto de festas e 15 anos. O meu trabalho é identificar a personalidade da noiva, o seu estilo e adequar ela ao tipo de evento. Faço uma consultoria geral, não é somente o vestido sob medida e sim analisar a noiva como um todo. Dando assistência para ela entender quem quer ser no dia, se quer manter a personalidade ou quer ser outra pessoa ou até mesmo se ela quer bancar a princesa mesmo sendo mais alternativa.

O trabalho é totalmente personalizado, eu atendo do inicio ao fim da entrega criando uma relação muito próxima com as clientes e é por isso que as noivas acabam tendo muita liberdade para dizer se estão gostando, se querem mudar ou se querem adaptar alguma coisa no projeto inicial. O meu foco é que no final de tudo o vestido esteja a cara delas do jeitinho que elas sempre sonharam.

(Foto: Guilherme Tonna)

Morena Andrade Atelier

Telefone: (21) 971767081

E-mail: [email protected]

Site: www.morenaandradeatelier.com

Instagram: https://www.instagram.com/morenaandradeatelier/

26 Ago 2019

Vestido De Noiva: Como Escolher o Vestido Perfeito

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

14 de Nov de 2019

Como Escolher o Bolo Ideal: Dicas de Quem Sabe

13 de Mai de 2020

As Palavras Certas: Escolhendo o Celebrante de Casamento

21 de Nov de 2019

Tirando as Duvidas da Mesa de Doces

Logo do Whatsapp